O jornal também apresenta diversos casos de alunos que conseguiram mudar o seu destino por causa de seus envolvimentos com o Reciclando
A Orquestra Reciclando Sons, formada por jovens moradores da Cidade Estrutural de Brasília, foi capa do caderno Diversão & Arte do Jornal Correio Braziliense. O Instituto VIVA CIDADANIA apoia o projeto Reciclando Sons, que também oferece programas de formação para crianças e jovens da comunidade, desde a iniciação musical ao ensino profissionalizante. O Instituto, inclusive, foi citado na matéria.
O Instituto Reciclando Sons é capitaneado pela pedagoga e maestrina Rejane Pacheco, que há 14 anos decidiu levar a música como opção profissional para os jovens da Estrutural. A iniciativa atende hoje 150 alunos que são certificados e preparados para se inscrever na Ordem dos Músicos de Brasília e atuar profissionalmente. Rejane diz que a responsabilidade do projeto é formar educadores sociais em música porque o Brasil tem uma carência grande nessa área.
O jornal também apresenta diversos casos de alunos que conseguiram mudar o seu destino por causa de seus envolvimento com o Reciclando Sons. É o caso de Wanessa Aroucha, filha de costureira, que ganhou uma bolsa como monitora no projeto e teve até melhora nas notas da escola. Outro exemplo é Lucas Joshua, que também é monitor no local e dá aulas particulares de música e ensaia com uma banda no final de semana.
A Orquestra Reciclando Sons abriu uma série de reportagens do jornal – Rede do Bem na Cultura - que destacará ações de pessoas, comuns e de instituições não ligadas ao governo, que se dispõem a oferecer ajuda cultural aos que vivem na zona de exclusão social do DF.
Confira a matéria completa, que apresenta diversos vídeos da orquestra.