× Modal
< Voltar


Cassi

ANABB, AAFBB e FAABB comentam manifestação da Contraf sobre negociações da Cassi

A proposta teve o objetivo de permitir a todos os funcionários tomarem conhecimento do que está sendo debatido, além dos comunicados oficiais da Comissão Nacional de Negociação


Em 07.01.2016 às 00:00 Compartilhe:


A Contraf, no dia 6/1/2016, divulgou nota com sua manifestação sobre a proposta disponibilizada para debate pela ANABB, AAFBB e FAABB.
No entendimento da ANABB, da AAFBB e da FAABB é legítima e discordância da Contraf com relação às premissas, as bases utilizadas para cálculos e quaisquer outras questões. As discordâncias tanto da Contraf quanto de diversos companheiros que já se manifestaram nas redes sociais são fundamentais para que se chegue a uma proposta que atenda à preocupação de todos os funcionários do BB – da ativa e aposentados – de garantir a atenção integral à sua saúde, com uma Cassi sustentável por longo prazo.

Conforme expressamente afirmado, quando da divulgação da proposta, a mesma teve o objetivo de permitir a todos os funcionários tomarem conhecimento do que está sendo debatido, além dos comunicados oficiais da Comissão Nacional de Negociação.

A divulgação da proposta das três entidades foi debatida na Comissão e, ao contrário do que divulgado na nota da Contraf, não representou qualquer rompimento com o procedimento unitário que vinha e vem sendo adotado. Foi pactuado na reunião da Comissão que, esgotado o prazo para que todas as entidades analisassem a proposta, e caso não fossem apresentadas outras proposta que apontassem para a sustentabilidade de longo prazo da Cassi, a mesma seria divulgada PARA DEBATE PELOS FUNCIONÁRIOS, sem o compromisso prévio de concordância das entidades que não a subscrevessem.

Conforme expresso na divulgação da proposta, ela não foi nem será encaminhada ao Banco do Brasil, sem a concordância da Comissão. Diante do esgotamento das reservas livres da Cassi, da necessidade do reequilíbrio de suas contas e do risco de eventual intervenção, o compromisso da ANABB, da FAABB, da AAFBB e das demais entidades que compõem a Comissão Nacional de Negociação é debater essa e outras propostas, com os funcionários, para que, o mais rápido possível, a Comissão possa formalizar proposta unitária ao Banco do Brasil.

Brasília (DF), 7 de janeiro de 2016

ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do BB
AAFBB – Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil
FAABB – Federação das Associações de Aposentados do Banco do Brasil

Fonte: Agência ANABB