Comitê oferece cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens
O Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul, contemplado com recursos do Instituto VIVA CIDADANIA, está colocando em prática um sábio ditado popular que diz que o mais importante para um cidadão não é “dar peixe, mas sim ensinar a pescar”. O Comitê realizou, nesta terça-feira, 1º de dezembro, a formatura de 93 alunos que participaram do Projeto Cidadania – Cursos Profissionalizantes. Mais de 300 pessoas lotaram o auditório do Instituto Federal Rio-Grandense, em Sapucaia do Sul (RS), e se emocionaram com a alegria contagiante dos formandos.
O presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, prestigiou o evento. Também estiveram presentes, o presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Luís Rogério Link; o vereador Edson Portilho; o secretário geral do governo do estado, Selvino Scheibel; o secretário de Educação, Luciano Rodrigues; o diretor do Instituto IF-SUL, Mac Léo Pedroso; a assistente social da comarca de Sapucaia do Sul, Neide Fontana; o coordenador do Conselho de Usuários da Cassi no RS, Ricardo Maeda; a recém-eleita diretora regional da ANABB, para Santa Maria e região, no RS, Maria Avani Cervo; além de familiares e amigos dos alunos.
O Projeto Cidadania – Cursos Profissionalizantes oferece cursos de serralheiro, caldeireiro, padeiro/confeiteiro, informática, além de aulas de inglês e cidadania. Através dos cursos profissionalizantes, o Comitê tem como objetivo preparar para o mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de risco social e reintegrá-los à sociedade contribuindo para o exercício da cidadania e resgate da autoestima.
Os resultados do projeto são positivos. Apenas em 2015, mais de 78% dos alunos finalizaram os cursos, do total de 147 que ingressaram no projeto. Além disso, segundo dados do Comitê, existem 214 famílias na região com mais de um filho no projeto. Para a presidente do Comitê de Sapucaia do Sul, Nára Clebia Morais Recktenwald, a participação dos adolescentes e dos seus familiares é importante. “Foi um ano de vitórias para o Comitê e ver esses jovens construindo um futuro melhor é muito emocionante”.
Douglas Scortegagna salientou a importância da parceria do Instituto com o Comitê. “O auditório estava lotado de cidadãos que estão em busca de educação e isso emociona, pois mostra que as pessoas precisam ter uma oportunidade para crescer na vida”.
Em uma rede social, Paula Prestes da Costa, mãe de um dos formandos, expressou o sentimento de gratidão pela formatura do filho. “Tenho muito orgulho de dizer que meu filho está no Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul, onde se formam homens e mulheres de bem, onde se formam profissionais, onde se formam pessoas amadas e respeitadas pelos seus gestores. Pessoas que se preocupam de verdade com a meninada, um carinho que vai além, que ultrapassa o muro do Comitê”.