O projeto Sonho de Liberdade é contemplado com recursos do Instituto VIVA CIDADANIA, na categoria Liberdade Responsável
O Instituto VIVA CIDADANIA (IVC) e a Fundação Maçônica Educacional (FME) firmaram convênio nesta terça-feira, 1º de dezembro, para o lançamento oficial da quarta edição do projeto Sonho de Liberdade, que oferece qualificação para detentos entrarem no mercado de trabalho. A cerimônia de formalização do convênio aconteceu na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e contou com a presença do presidente do Instituto, Douglas Scortegagna; do Secretário de Segurança Pública do estado, Wantuir Jacini; do Procurador do Ministério Público do RS, Keller Dornelles Clós; da representante da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Maria Bonh Milani; do presidente da FME, José Nivaldo Brum; e do Presidente do Conselho Penitenciário do RS, Antonio Ebert
Também participaram do evento, o coordenador do Conselho de Usuários da Cassi no RS, Ricardo Maeda; a recém-eleita diretora regional da ANABB para Santa Maria, no RS, Sra. Maria Avani Cervo; representantes da Divisão de Trabalho Prisional da Susepe e da Fundação Maçônica, além da empresa Ibratin, que é outra parceira do projeto.
O projeto Sonho de Liberdade é contemplado com recursos do Instituto VIVA CIDADANIA, na categoria Liberdade Responsável, e oferece cursos de capacitação para a reinserção de detentos no mercado de trabalho. O projeto também conta com a importante parceria do governo do Rio Grande do Sul, tendo em vista as ações que efetivam a inclusão social por meio de cursos de qualificação profissional e educacional.
Nesta nova fase do projeto, a capacitação acontecerá em presídios de cinco cidades gaúchas: Charqueadas, Guaíba, Passo Fundo, Porto Alegre (Presídio Madre Pelletier) e Torres. Serão oferecidos oito cursos na área da construção civil, sendo três deles destinados para os apenados do presídio de Charqueadas. No curso, os detentos têm aulas teóricas e práticas de eletricidade básica, piso, revestimento, pintura e textura predial.
Para Douglas Scortegagna, esse é um dos maiores convênios que o Instituto VIVA CIDADANIA já fechou. “A situação dos presídios brasileiros é crítica e nós, da sociedade civil, podemos tentar reverter uma parte do problema, oferecendo nova expectativa de vida aos que cumprem penas, reduzindo, em muito a possibilidade de voltarem a cometer os erros que os levaram a ferir a lei”.