× Modal
< Voltar


ANABB

Eleições ANABB 2015: apuração dos votos via correios começou

Eleições ANABB 2015: apuração dos votos via correios começou


Em 16.11.2015 às 00:00 Compartilhe:


A apuração dos votos enviados pelos correios para as Eleições ANABB 2015 foi iniciada hoje, 16 de novembro, às 9h, com a presença de gestores da ANABB, membros da Comissão Geral Eleitoral (CGE) e alguns candidatos. Os trabalhos continuarão até a próxima sexta-feira, 20/11, e o resultado geral das eleições será divulgado até a segunda, 23/11, a partir da soma da apuração eletrônica com a apuração dos votos via correios.

Na abertura dos trabalhos, o membro da CGE Luiz Carlos Menon explicou como será feita a apuração e a coordenadora Laíze Helena Coutinho abriu a primeira caixa e recolheu o primeiro envelope com os votos. Em seguida, a equipe da empresa contratada para o manuseio do material deu início à abertura das demais caixas e envelopes. A CGE vai divulgar resultados parciais pelo site da ANABB durante todos os dias até encerrar a apuração.
A apuração dos votos colhidos por envelopes está sendo feita pelos membros da Comissão Geral Eleitoral (CGE) e qualquer candidato, fiscal, preposto e associado interessado poderá acompanhar os trabalhos, no período das 9h às 18h, que pode ser flexibilizado de acordo com a necessidade. Essa apuração acontece no auditório da sede da ANABB, em Brasília.

Segurança dos votos
Para manter a transparência e segurança da apuração dos votos físicos, a CGE comunicou que os candidatos, isoladamente ou em grupo, podem acompanhar e fiscalizar os trabalhos de apuração por si mesmos ou por prepostos formalmente indicados.

Os envelopes que chegaram com os votos foram agrupados em lotes numerados e permanecem acondicionados em caixas lacradas, na sala restrita da CGE, até o dia da apuração. Cada um deles foi recebido dentro do prazo de postagem e recebimento e aprovado quanto à autenticidade do código de barras.

No momento da apuração, técnicos de empresa contratada pela Comissão abrem as caixas e cada Envelope Carta-Resposta, verificando as cédulas válidas e repassam para o processamento. Todo esse processo está sendo feito sob supervisão direta dos membros da CGE e na presença de candidatos, prepostos, fiscais e associados interessados. Estes também acompanharam a apuração feita por equipamentos eletrônicos de leitura.

No período de apuração dos votos via correios serão divulgados resultados parciais da eleição. Até o dia 23 de novembro, serão divulgados os resultados gerais, somando-se os votos eletrônicos com os de papel. Serão considerados titulares eleitos os primeiros colocados até o máximo de vagas para cada cargo.

Confira mais detalhes sobre a apuração dos votos via correios no Comunicado CGE 10/2015.





Fonte: Agência ANABB