× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

80 anos do sociólogo Betinho foram marcados pela exibição de documentário em Brasília

A sessão especial para convidados dos patrocinadores do filme marcou o aniversário de Betinho que, se estivesse vivo, completaria 80 anos


Em 04.11.2015 às 00:00 Compartilhe:


Os 80 anos do sociólogo Herbert de Souza foram comemorados nesta terça, 3/11, em Brasília com a exibição de documentário sobre a sua vida como ativista dos direitos humanos no Brasil. Os mais de 200 convidados dos patrocinadores presentes no Cine Brasília assistiram emocionados à sessão especial do filme “Betinho – A Esperança Equilibrista”.

Antes da exibição, o filho de Betinho, Daniel de Souza, disse que aquela exibição tinha um significado especial por marcar os 80 anos do pai e por reafirmar a importância da democracia. Ele ainda destacou a iniciativa da Associação em investir no documentário. “A ANABB foi quem investiu o primeiro recurso nesse projeto do filme”, afirmou agradecido.

O diretor do documentário, Victor Lopes, também se manifestou, lembrando que em pouco tempo de exibição, o filme já recebeu o prêmio de Melhor Longa Documentário pelo voto popular no Festival Internacional do Rio 2015. Victor disse que “a democracia brasileira passa também pela esperança equilibrista”. E ainda citou uma frase de Betinho, quando disse que “existe uma luz no fim do túnel e essa luz somos nós”.

O filme reúne registros de algumas atividades de cidadania com funcionários do Banco do Brasil e Betinho. Há, também, menção ao Prêmio Cidadania, instituído pela ANABB em 1995. Betinho, em gravação especial para o Prêmio, fala que “a iniciativa da ANABB em criar o Prêmio Cidadania é um sucesso. Já premiamos tudo nessa vida. Agora estamos premiando cidadania”.

O presidente da ANABB, Sergio Riede, disse que a ANABB acreditou no projeto desde o início. “Para nós, é uma satisfação contribuir com a divulgação de ações relacionadas à formação e afirmação da cidadania e do combate à miséria. A Associação investiu nesse projeto e na produção do documentário, acreditando que o exemplo de Betinho, em sua nobre missão, precisa ser amplamente conhecido para que possa influenciar o máximo de pessoas”, comentou Riede.

Já o presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, ressaltou que “a ANABB, desde o início da campanha da Ação da Cidadania, em 1993, apoia fortemente a criação e manutenção de comitês por todo o Brasil. Naquela época, os funcionários do BB criaram, em menos de 90 dias, cerca de 2.700 comitês da cidadania nas agências do BB pelo país”.

Os presentes ainda colocaram máscaras com o rosto do Betinho antes do filme começar, assim como foi feito em outras pré-estreias. Vale lembrar que o documentário teve a ANABB como uma das patrocinadoras, junto com outras grandes empresas como a BBDTVM, a Petrobrás, a Globo Filmes e a Globo News. A produção foi da empresa Documenta Filmes e a direção coube a Victor Lopes. Contou, também, com o apoio cultural do Instituto VIVA CIDADANIA.

O documentário estreou nos cinemas no dia 29 de outubro em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Na parte da manhã desse mesmo dia, Daniel de Souza falou ao telejornal Bom dia DF sobre os 80 anos de Betinho, sobre o filme em homenagem ao pai e sobre a estreia do filme nos cinemas. Confira a entrevista.

No programa “Estúdio i”, da Globo News, exibido no dia 3/11, Victor Lopes, diretor do filme, foi o entrevistado e falou sobre o documentário. Confira a entrevista.




Fonte: Agência ANABB