× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

Observatório Social de Erechim promove projeto Artista Cidadão

A ANABB apoia financeiramente o OS de Erechim, assim como outros sete pelo país


Em 22.10.2015 às 00:00 Compartilhe:


O Observatório Social (OS) de Erechim (RS) promoveu na última terça, 20/10, no Centro Cultural 25 de julho, a apresentação dos participantes do projeto Artista Cidadão, em parceria com a Frinape 2015, feira multissetorial. O evento, que teve como tema “Cultura a Serviço do Cidadão”, contou com 16 apresentações diferentes de grupos amadores da cidade, que se manifestaram por meio de músicas, danças, pinturas, poesias, peças teatrais, esculturas e outras demonstrações artísticas relacionadas ao tema.

O projeto Artista Cidadão fez parte do Movimento Área Livre de Corrupção e estimulou, por meio da cultura, o espírito de patriotismo e consciência cidadã, envolvendo artistas e sociedade em um conceito coletivo de boas práticas a serviço da cidadania. Com a iniciativa, o OS de Erechim quis provocar pessoas de todas as idades para que desenvolvam a criatividade e reflitam sobre assuntos que abordam civismo, patriotismo e a correta aplicação dos recursos públicos.

A ANABB apoia financeiramente o OS de Erechim, assim como outros sete pelo país, com uma ajuda de custo para a manutenção de suas atividades. Para a presidente do OS, Belonice Sotoriva, “quando surgiu o apoio da ANABB, foi possível contratar uma coordenadora e estagiários. Daí conseguimos ampliar a nossa atuação”. E complementou: “costumo dizer que uma entidade de tão longe conseguiu ver o valor do trabalho aqui em Erechim e isso auxiliou inclusive para prospectarmos mais patrocinadores locais. Somos imensamente agradecidos e contamos com a continuidade pois estamos fazendo valer esse investimento”.

Como funciona o Observatório Social
O OS é um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil em sua estrutura. A entidade, que conta com o trabalho de muitos voluntários, tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão pública, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. A Rede de Observatórios Sociais do Brasil está presente em 103 cidades, de 18 estados brasileiros.

O Observatório Social de Erechim foi fundado em agosto de 2013. Desde então, tem promovido diversas ações, como o monitoramento das licitações, parcerias com instituições de ensino e entidades, para levar a consciência da cidadania fiscal, além de concurso de redação, Semana da Cidadania, palestras para divulgação do OS, parceria com entidades de classe, conselhos municipais e capacitação das micro e pequenas empresas.









Fonte: Agência ANABB