× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

Prazo para BB incorporar anuênios à folha de pagamento terminou no dia 16/10

A vitória veio de uma longa luta do Sindicato dos Bancários do DF


Em 19.10.2015 às 00:00 Compartilhe:


O Banco do Brasil teve até o dia 16 de outubro para incluir os anuênios na folha de pagamento dos funcionários, sob pena de multa diária de R$ 3.000. A intimação aconteceu após uma longa e dura batalha judicial do Sindicato dos Bancários do DF. A decisão beneficia funcionários que foram admitidos até 31 de agosto de 1996 e que se associaram ao Sindicato após o ajuizamento da primeira ação.

O Sindicato moveu uma primeira ação coletiva que combatia a supressão dos anuênios no ano de 2000, que foi vitoriosa a favor dos associados até aquele período, com incorporação à folha de julho de 2005 e as diferenças pagas para mais de 2 mil funcionários.

A segunda ação foi movida pelo Sindicato no final de 2005 que incluía os que se associaram após o ajuizamento da primeira. O Banco venceu em primeira e segunda instâncias, alegando prescrição, mas o Tribunal Superior do Trabalho (TST) afastou essa tese após as duas anulações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wescly Queiroz, essa foi uma vitória importante conquistada em prol de centenas de bancários do BB. Segundo ele, “o mais importante é que a nossa luta não permitiu que o direito desses bancários prescrevesse”.

Consulte a relação dos funcionários beneficiados com a segunda ação sobre os anuênios. Para consultar, é necessário o número da matrícula funcional.

Fonte: Sindicato dos Bancários do DF