Documentário recebeu prêmio de melhor longa documentário, pelo voto popular, e teve a ANABB como uma das patrocinadoras
O filme “Betinho – A Esperança Equilibrista”, foi o ganhador do prêmio de Melhor Longa Documentário, pelo voto popular, no Festival Internacional do Rio 2015, revelado na noite desta terça-feira, dia 13 de outubro. O documentário, com duração de 1h30, teve a ANABB como uma das patrocinadoras e apoio cultural do Instituto Viva Cidadania, é uma homenagem a Betinho que, além de destacar a vida e obra do sociólogo, presta homenagem ao militante político e de causas sociais e símbolo de humanismo. O Festival aconteceu entre 1º a 14 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro e trouxe centenas de filmes de mais de 60 países.
O filme também é rico de narrações de Betinho que, por vezes, conta a própria história. Também é mesclado com declarações públicas de políticos, familiares e amigos próximos, além de imagens de arquivo e de projetos sociais tocados pelo sociólogo.
Para Daniel de Souza, filho de Betinho, o prêmio representa o reconhecimento da importância do Betinho para o Brasil, seja quando ele estava vivo, seja atualmente. Segundo ele, a ANABB teve um importante papel para que o filme pudesse ser produzido. “A ANABB viabilizou o início do filme, possibilitando a pesquisa e o roteiro serem desenvolvidos antes de termos os recursos das leis de incentivo”, afirma Daniel.
Estruturado de maneira cronológica o filme aborda ainda o início da militância de Betinho, o exílio no Chile e posteriormente a anistia, quando o sociólogo passou a ganhar ainda mais destaque no seu engajamento político e em causas sociais como a campanha pela cidadania e pela ética. A liderança de Betinho em campanhas contra o preconceito e a favor de uma política pública contra a AIDS, até a sua morte em 1997, vítima de complicações da doença, também foram destaques na produção.
Além da parceria com a ANABB, o filme contou com o apoio de outras grandes empresas, como a BBDTVM, a Petrobrás, a Globo Filmes e a Globo News e foi produzida pela empresa Documenta Filmes e a direção coube a Victor Lopes, que já dirigiu diversos curtas, sendo que sua estreia em longas metragens aconteceu com o filme LÍNGUA – VIDAS EM PORTUGUÊS, documentário sobre a língua portuguesa, exibido em 43 países, ganhador do Grande Prêmio da Lusofonia em 2002. Em 2009, lançou ELIEZER BATISTA, O ENGENHEIRO DO BRASIL, documentário com a trajetória do empresário nos últimos 50 anos. Em 2012 dirigiu AS AVENTURAS DE AGAMENON, comédia com quase 1 milhão de espectadores. Em 2013, lançou SERRA PELADA, documentário sobre a maior corrida do ouro do século XX.
A pré-estreia do filme BETINHO – A Esperança Equilibrista aconteceu no dia em 2 de outubro na mostra competitiva Première Brasil do Festival do Rio 2015 e contou com a presença de dirigentes da ANABB, do Instituto VIVA CIDADANIA e de representantes de entidades ligadas ao BB. No dia 29 de outubro, o filme estréia nos cinemas em circuito nacional, passando também pelaMostra São Paulo e, em seguida, Brasília e Belo Horizonte.
Na oportunidade do lançamento, dia 02/10/2015, estiveram presentes cerca de 500 espectadores, entre os quais 40 convidados especiais da ANABB. Ao final da apresentação do documentário, que durou cerca de 90 minutos, o filme foi demoradamente aplaudido pelos presentes.
A ANABB receberá, conforme firmado no contrato de patrocínio, 2.500 cópias do documentário para distribuição a entidades de funcionários do BB, sindicatos, comitês de cidadania e outras entidades ligadas ao trabalho voluntário para obras sociais.