× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB participa de premiação que escolheu os melhores parlamentares de 2015

O evento de premiação contou com a presença de 40 parlamentares


Em 09.10.2015 às 00:00 Compartilhe:


Identificar e valorizar os parlamentares que melhor exerceram a profissão em 2015 é um dos objetivos do Prêmio Congresso em Foco. A iniciativa é realizada pelo site Congresso em Foco, que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal. Neste ano, a ANABB foi uma das patrocinadoras da premiação por entender que é necessário acompanhar o desempenho dos representantes eleitos e estimular as pessoas a ficarem mais ligadas nos candidatos que elas elegem.

O evento de premiação aconteceu nesta quinta-feira, 8 de outubro, em Brasília, e contou com a presença de 40 parlamentares. A Diretoria Executiva da ANABB participou do evento, representada pelo Presidente Sergio Riede e pelos vices Fernando Amaral, Reinaldo Fujimoto e Douglas Scortegagna, bem como o presidente do Conselho Deliberativo, João Botelho, e a presidente do Conselho Fiscal, Vera Melo.  Também estiveram presentes os conselheiros José Branisso, Ana Landin, Cláudio Zucco e Maria do Céu Brito.

Os dois grandes vencedores nas categorias gerais de Melhor Senador e Melhor Deputado foram o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). Donos de perfis opostos, eles foram, na avaliação dos internautas que participaram da votação, os melhores parlamentares brasileiros, cada qual em sua Casa. O deputado do Psol recebeu 19.809 votos, enquanto o senador do DEM teve 19.427.

A escolha dos premiados foi feita por votação na internet. Além das categorias gerais (melhores senadores e melhores deputados do ano), foi possível votar em cinco categorias especiais: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Combate à Corrupção, Defesa da Cidadania e Profissionalização da Gestão Pública. Duas categorias foram destinadas aos profissionais da imprensa, que definiram uma categoria à parte esse ano. Foram elas: “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas”. 

Para o presidente da ANABB, Sergio Riede, que entregou o prêmio na categoria Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas, cujo vencedor foi o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), é importante ligar a Associação a eventos de credibilidade. “A premiação acontece há nove anos e possui uma imagem bastante positiva no Congresso Nacional, principalmente pela transparência da votação e pelo reconhecimento de que é feito para melhorar a qualidade da representação política no país.  Umas das pautas prioritárias da ANABB é estreitar cada vez mais o relacionamento com parlamentares que façam bom uso da máquina pública”, destaca Riede. 

Nas duas categorias gerais, foram premiados os 20 deputados e os dez senadores mais bem avaliados pelos internautas. Assim como Jean Wyllys, também receberam troféus os deputados Chico Alencar e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente. No Senado, depois de Caiado, os mais votados foram Romário (PSB-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG). Os dois não compareceram ao evento, alegando outros compromissos.

Além de melhor deputado, Jean Wyllys também foi o mais votado pelos internautas nas categorias Parlamentares de Futuro, que homenageia deputados e senadores com menos de 45 anos que mais se destacam, e Defesa da Cidadania e da Justiça Social. Foi, ainda, o segundo mais votado entre os jornalistas. Já Caiado foi o mais destacado na Defesa da Agropecuária e o terceiro mais votado na Defesa da Cidadania e da Justiça Social.

A festa ainda teve homenagem aos quatro parlamentares premiados em todas as edições: os deputados Chico Alencar e Luiza Erundina (PSB-SP) e os ex-senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Além da ANABB, o Prêmio Congresso em Foco 2015 teve o patrocinio pela Ambev e contou com o apoio de importantes entidades brasileiras, tais como: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

Veja o resultado final da votação do Prêmio Congresso em Foco




Fonte: Com informações do Congresso em Foco