× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Betinho - A esperança equilibrista estreia no Festival do Rio

A ANABB é uma das patrocinadoras do documentário em homenagem ao sociólogo


Em 08.10.2015 às 00:00 Compartilhe:

 

“O que aconteceu comigo ao longo da vida foi uma sucessão infinita de sortes”. Uma das mais marcantes frases de Betinho mostra o sentimento de humildade que sempre foi característica do sociólogo. Betinho foi exemplo de altruísmo, abnegação, um farol que brilhou na sociedade. Para quem não acompanhou sua trajetória, uma ótima oportunidade é assistir ao documentário ‘Betinho – A esperança equilibrista’, que estreia no dia 29 de outubro em circuito nacional.

A pré-estreia do filme aconteceu, em 2 de outubro, na mostra competitiva Première Brasil do Festival do Rio 2015. O documentário, que teve o patrocínio da ANABB e apoio do Instituto Viva Cidadania, foi assistido por cerca de 500 convidados dos produtores e patrocinadores, que lotaram a sala 1 do Cinépolis Lagoon. O vice-presidente de Comunicação da ANABB e presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, participou do lançamento, ao lado de outros representantes de entidades ligadas ao BB.  “A ANABB e os funcionários do Banco do Brasil compartilharam momentos importantes com o Betinho, durante a criação do movimento da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida em 1993. Betinho sempre lutou a favor dos menos favorecidos e o filme é uma forma de recordar e mostrar que nossa sociedade precisa de cidadãos como ele”, ressalta Douglas.

Na solenidade de lançamento do filme, Daniel de Souza, filho de Betinho, ressaltou a importância do patrocínio da ANABB, que viabilizou a produção do documentário. “O patrocínio da ANABB foi de fundamental importância para a produção do filme. Os recursos disponibilizados pela entidade nos deram um gás para que a obra ficasse pronta a tempo de participarmos do Festival do Rio, além de marcar os 80 anos de vida do Betinho”, ressaltou.

A excelente repercussão do patrocínio também foi reforçada pela produtora Ângela Zoé, da Documenta Filmes. Além da parceria com a ANABB, o filme contou com o apoio de outras grandes empresas, como a BBDTVM, a Petrobrás, a Globo Filmes e a Globo News.

Daniel também destacou a importância do filme nos dias atuais. “No momento atual em que as pessoas estão se mobilizando nas ruas, inclusive algumas pedindo a volta da ditadura militar, o filme vem para reafirmar a importância da democracia brasileira. Sem democracia não há diálogo e sem diálogo não há democracia”.

Com direção de Vitor Lopes e duração de 1h30, o documentário é uma homenagem a Betinho que, se estivesse vivo, completaria 80 anos em 3 de novembro. Além de destacar a vida e obra do sociólogo, presta homenagem ao militante político e de causas sociais e símbolo de humanismo.  O filme emocionou o público presente, pois é recheado de narrações de Betinho que, por vezes, conta a própria história. Também é mesclado com declarações públicas de políticos, familiares e amigos próximos, além de imagens de arquivo e de projetos sociais tocados pelo sociólogo.

Estruturado de maneira cronológica o filme também aborda o início da militância de Betinho, o exílio no Chile e posteriormente a anistia, quando o sociólogo passou a ganhar ainda mais destaque no seu engajamento político e em causas sociais como a campanha pela cidadania e pela ética. A liderança de Betinho em campanhas contra o preconceito e a favor de uma política pública contra a AIDS, até a sua morte em 1997, vítima de complicações da doença, também foram destaques na produção.

Também participaram da pre-estreia:  o conselheiro deliberativo do Instituto VIVA CIDADANIA, Antonio Pedroso; a associada da ANABB, Lucineide Siqueira; a advogada, Paula Pedroso;  o representante da AABB/RJ, Lauro Sander;  a integrante do GAT Cidadania, Maria da Salete; Terezinha Calliari, esposa do ex-presidente do Banco do Brasil, Augustinho Calliari; e a representante do Comitê Elos de Solidariedade dos funcionários do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Ana Amélia Gadelha, entre outros importantes convidados da ANABB.

 



 

Fonte: Agência ANABB