× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB entra na Campanha do Outubro Rosa

Várias cidades brasileiras terão programação durante todo o mês para lembrar a importância da prevenção na luta contra o câncer de mana


Em 02.10.2015 às 00:00 Compartilhe:

 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos setores, no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ANABB também aderiu ao Outubro Rosa, incentivando associadas e funcionárias a participarem da campanha, fazendo exames de prevenções e monitoramento.

Várias cidades brasileiras terão programação durante todo o mês para lembrar a importância da prevenção na luta contra o câncer de mana. Monumentos, edifícios e praça estão recebendo iluminação especial em apoio à causa.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade e em diversas regiões do mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Fazer escolhas saudáveis em relação ao estilo de vida reduz a chance de desenvolvimento de várias doenças, em particular, do câncer. Aproximadamente 50% dos tipos de câncer mais comuns podem ser prevenidos por hábitos de vida saudáveis.

 

Estudos demonstram que as pessoas, em geral, desconhecem a relação entre câncer e hábitos saudáveis. Muitas se preocupam com a questão dos genes para o qual não se tem controle ou para fatores para os quais a relação é muito duvidosa como aditivos alimentares, defensivos agrícolas ou radiação eletromagnética. Câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em 2014, foram estimados 57 mil casos novos no Brasil.

Adotar um estilo de vida saudável, isto é, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regular e manter o peso normal evita o desenvolvimento de muitos casos de câncer de mama. Uma informação importante é que outros tipos de câncer que ocorrem em mulheres apresentam fatores de risco em comum. Portanto, ao adotar um estilo de vida saudável, as mulheres reduzem o risco de onze tipos de câncer.

Veja, a seguir, os tipos de câncer, comprovadamente, dependentes do estilo de vida: câncer oral; de mama; de pâncreas; de rim; coloretal; de esôfago; de estômago; de fígado; de vesícula; de ovário e de útero.

Portanto, para prevenir 11 tipos de câncer as mulheres devem adotar o seguinte:
• Ser fisicamente ativa.
• Manter seu peso dentro dos limites adequados (índice de massa corporal até 25).
• Ter uma alimentação saudável com boa quantidade de alimentos frescos, vegetais, frutas e legumes.
• Fazer exames preventivos, em especial o Papanicolau e a Mamografia, de acordo com a recomendação médica.
• Não fumar ou usar álcool em excesso

Mulheres, não fiquem de fora! Façam seus exames e ajudem a reduzir os índices de câncer de mama.

Fontes: www.outubrorosa.net.br  e http://www.aon.com/brasil/attachments/Boletim-de-Saude-2015/Outubro_Rosa_2015_A4_30%2009%202015.pdf

Fonte: Agência ANABB