× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

Campanha Salarial 2015: Entidades e BB continuam negociações

Entre as principais reivindicações estão melhorias no Plano de carreira, ascensão e substituição de funcionários


Em 23.09.2015 às 00:00 Compartilhe:


As negociações entre as entidades representantes dos funcionários do BB com o Banco estão a todo vapor e alguns impasses ainda continuam. Nesta segunda-feira (21/9), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da Contec, juntamente com federações e sindicatos estiveram reunidos com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil. A ANABB também esteve presente e acompanhou a reunião.

Durante o encontro o Banco informou que algumas cláusulas ainda estão sendo estudadas como 7ª e 8ª horas; plano de carreira e renumeração; concurso público para admissão nas carreiras de nível superior de profissões regulamentadas; entre outras reivindicações.

O BB concordou com a renovação de algumas cláusulas, nos termos do Acordo Coletivo de Trabalho revisando as vantagens de férias e de licença-prêmio em face de exercício de cargo comissionado ou de função gratificada; adicionais de insalubridade e de periculosidade; gratificação de função; plano de saúde, entre outras. Diversas outras cláusulas foram negadas pela Comissão do BB.

Reivindicações dos Bancários
De acordo com a Contraf-CUT, entre as principais reivindicações dos profissionais do Banco do Brasil estão melhorias no Plano de carreira e questões envolvendo ascensão e substituição de funcionários.

PCR – Plano de Carreira e Remuneração
Os funcionários cobraram do banco melhoria nas tabelas de antiguidade e mérito e melhoria no piso do escriturário. Foi também feito um debate especifico sobre a inclusão dos escriturários na carreira de mérito, como forma de valorização de todos os funcionários da empresa.

Substituição de comissionados
Os representantes dos funcionários fizeram uma discussão sobre novos avanços na substituição dos comissionados, apontando para o banco a necessidade de voltar a substituição como uma forma de melhorar a formação profissional.

Nomeação e pagamento da gratificação de caixa
Os Sindicatos e Federações cobraram do BB a nomeação dos caixas executivos que vem exercendo a função de forma consecutiva em várias agências e plataformas do PSO.

Processos seletivos e concorrência
Foi cobrado do BB a melhoria nos processos seletivos dentro da empresa, dando mais transparência às nomeações.

Melhoria no plano de função
Também faz parte da reivindicação a melhoria do plano de funções e a negociação com as entidades de alterações na estrutura dos cargos.

Os bancários ainda reivindicam mais contratações para a reposição dos funcionários que saíram no plano de aposentadoria.

Fonte: Agência ANABB, com informações da Contec e Contraf-Cut