× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Projeto apoiado pelo Instituto realiza cursos para detentas

A cerimônia de abertura terá a presença do presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna


Em 30.04.2015 às 00:00 Compartilhe:


A Associação Recicle a Vida promove, a partir da próxima segunda-feira, 4/5, cursos profissionalizantes para 175 pessoas, entre detentas e ex-detentas do sistema prisional de Brasília e pessoas da comunidade do Distrito Federal. A aula inaugural terá início às 8h. A cerimônia de abertura será realizada às 10h, com a presença do presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, um dos principais parceiros da Associação.

Os cursos promovidos pela Associação Recicle a Vida possibilitam a reintegração à sociedade de pessoas em situação vulnerável por meio de trabalho e emprego nos mercados formal e informal. As iniciativas são realizadas graças a um convênio com o Instituto VIVA CIDADANIA, que apoia projetos sociais, especialmente aqueles destinados a pessoas originárias do sistema prisional. A Associação também conta com a parceria da Penitenciária da Colmeia (Gama-DF) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP).

Os cinco cursos oferecidos possuem carga horária de 80 a 180 horas e são constituídos de aulas teóricas e práticas em modelagem, corte e costura, serigrafia industrial, cabeleireiro, chefe de cozinha artesanal, além de manicure e pedicure. No mês de junho, um grupo de detentas da Penitenciária da Colmeia participará do curso de corte e costura a ser realizado no ambiente prisional.

Diversas empresas parceiras prestam assessoria para aqueles que concluíram os cursos e oficinas com capacitação para inclusão produtiva. O objetivo é orientar sobre o acesso ao microcrédito, associativismo e cooperativismo, microempreendedor individual, empresas em geral e a condução de negócios.

Já estão abertas as inscrições para as novas turmas que terão início no segundo semestre de 2015. Vale lembrar que 25% das vagas são reservadas para a comunidade de Ceilândia e de Taguatinga.

O Instituto VIVA CIDADANIA, patrocinador do evento, realiza diversas ações relacionadas à promoção social e ao voluntariado. Com essas iniciativas, milhares de famílias e centenas de instituições apoiadas têm recebido contribuições que trouxeram alento, provisão e apoio à profissionalização e a diversos tipos de terapias que promovem uma melhor qualidade de vida. Entre os objetivos do Instituto, estão o combate à desigualdade social, a promoção do desenvolvimento educacional e a capacitação profissional de pessoas carentes e em situação de risco social.

Conheça a Associação
Recicle a Vida é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado e caráter social. Criada em novembro de 2005, com a missão de promover ações educativas que visam investir na transformação da consciência ambiental e na inclusão social por meio de geração de renda com atividades sustentáveis.

Entre as frentes de trabalho da associação está a geração de renda com a coleta seletiva do lixo, de forma simples e prática. A Associação oferece cursos e oficinas profissionalizantes para a população carente, como pessoas vindas de presídios, moradores de rua, catadores de materiais recicláveis, jovens em situação de risco e vunerabilidade social, entre outros.

A Associação é qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (MJ 08071.003522/2009-88) e Certificada pelo Conselho de Assistência Social do DF como Entidade e Organização de Assistência Social, Assessoramento e Defesa de Direitos (inscrição nº 046/2012 – processo nº 0380.000.509/2012).

Contato
QNM 28, Módulo "B", Área Especial
Ceilândia Norte, Ceilândia/DF - CEP: 72.210-281
Telefone: (61) 3373 1810 / 3581 7658, 
E-mails: associacaoreciclaavida@gmail.com e cursosrecicleavida@gmail.com
Monica Mendes Licassali – Coordenadora Geral - (61) 7816 0019 / 9991 8490
Mayra Juliana Cruvinel da Costa – Assistente Executiva – 3373 1810
Odécio Rossafa – Responsável Técnico - (61) 8177 1935 / 9661 1935

Parceiros
FUNAP – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Dr. Paulo Fernando – 3233 8523
Penitenciária Colmeia – Dra.  Deuselita Pereira Martins – 3384 5220
Instituto VIVA CIDADANIA – www.vivacidadania.com.br – (61) 3442 9634

Fonte: Agência ANABB