× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Previ confirma nomeação de Gueitiro Genso para presidência

Conselho Deliberativo da Previ aprovou o nome do novo presidente


Em 19.02.2015 às 00:00 Compartilhe:


O novo presidente da Previ será Gueitiro Matsuo Genso, atual diretor de Clientes Pessoa Física do Banco do Brasil. A informação foi confirmada pela Previ nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, que divulgou que o nome de Genso foi indicado pelo Banco do Brasil e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência. 

A notícia sobre a indicação do novo presidente foi antecipada nesta quarta-feira (18/02) pelo jornal O Globo. Nesta quinta, outros jornais como Correio Braziliense, Valor Econômico e Estadão também reiteraram o assunto. O destaque vai para a matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense que incluiu comentário do presidente da ANABB Sergio Riede sobre essa nomeação.

Riede relembra que conheceu Genso quando ainda trabalhava no Banco. Para o presidente da ANABB, ele é reconhecido como um técnico competente. “No entanto, desconheço qualquer experiência dele em fundos de pensão e não me recordo de ele ter atuado como conselheiro da Previ. Vejo nele uma pessoa íntegra e respeitada dentro do BB. Precisamos ver como vai se sair à frente de um gigante como Previ”, afirma o gestor da ANABB. 

Considerado um gestor com perfil técnico, Gueitiro Genso é pouco conhecido no meio parlamentar e tem grande prestígio entre os executivos do Banco. Entre os destaques do seu trabalho estão o processo de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo BB, o aperfeiçoamento do sistema de crédito imobiliário e a elaboração do programa do governo federal para a aviação regional.

Na Previ, segundo o jornal Correio Braziliense, Genso terá o desafio de manter a rentabilidade do patrimônio dos funcionários da Previ, o maior fundo de pensão da América Latina, com R$ 176,1 bilhões em ativos.

Genso tem 43 anos e é funcionário de carreira do BB desde 1985. Especializou-se em administração financeira com ênfase em finanças para gerência pela FGV. 

O cargo de presidente da Previ vinha sendo ocupado interinamente pelo diretor de Participações, Marco Geovanne, desde dezembro de 2014, após a aposentadoria de Dan Conrado. O mandato de Gueitiro na presidência vai até 31/5/2018 e pode ser renovado por mais quatro anos.

Fonte: Agência ANABB