× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Executivos do BB assumem comando da Petrobras

Aldemir Bendine e Ivan de Souza Monteiro assumem, respectivamente, a preesidência e a diretoria financeira


Em 06.02.2015 às 00:00 Compartilhe:


Depois de diversas especulações e uma forte pressão do mercado sobre quem seria o novo presidente da Petrobras, foi anunciado nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, o nome que irá ocupar o cargo. Aldemir Bendine, conhecido pelos colegas do Banco do Brasil como “Dida”, assume o posto, deixando, assim, a presidência do BB.

Bendine irá substituir a atual presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, que se desligou do cargo e do Conselho de Administração da estatal.

Especula-se que o novo presidente do Banco do Brasil será o atual vice-presidente de negócios de varejo, Alexandre Abreu.

Aldemir Bendine assumiu o comando do BB em 2009. De lá para cá, enfrentou diversos desafios, entre eles o controle dos juros, a manutenção de rentabilidade, o destravamento do crédito, entre outros.  À frente da estatal petroleira, enfrentará novas batalhas, principalmente  para implementar um novo grupo gestor que possa dar transparência aos investimentos da empresa.

Além de Bendine, outro nome do Banco do Brasil foi escolhido pelo Conselho de Administração da Petrobras para comandar a estatal. Ivan de Souza Monteiro, atual vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco, foi nomeado como novo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa.

Com a troca de Graça Foster por Bendini, o Conselho de Administração da Petrobras passa a ter a seguinte formação: Guido Mantega (presidente do conselho), Aldemir Bendini, Luciano Coutinho, Francisco Roberto de Albuquerque, Márcio Zimmermann, Sérgio Franklin Quintella, Miriam Belchior, José Guimarães Monforte, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha e Sílvio Sinedino Pinheiro.

Saiba mais sobre Aldemir Bendine
Formado em Administração de Empresas, foi gerente em Piracicaba (SP), assessor na Superintendência II de São Paulo, gerente-executivo da Diretoria de Varejo do BB (Soluções do mercado de cartões para o segmento corporativo), e secretário-executivo do Conselho Diretor do BB, chegando a vice-presidente do setor de Varejo do banco em dezembro de 2006.

Saiba mais sobre Ivan Monteiro
Era Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão.

Link do comunicado da Petrobras

Fonte: Agência ANABB