× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Valorização do capital humano nas empresas

Busca de mecanismos de motivação de seus colaboradores tem sido a tona de muitas companhias


Em 09.01.2015 às 00:00 Compartilhe:


A motivação profissional e a valorização do capital humano é tema de debate no mundo acadêmico através de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e de pesquisas em geral. O assunto também tem chamado a atenção de muitas empresas nos últimos anos. Mas afinal qual o melhor maneira para identificar e manter funcionários motivados no trabalho?

Para a coach e consultora em gestão de pessoas, Marcia Lanini, as pesquisas de clima e medições de desempenho são muito eficientes neste contexto. “As pesquisas de satisfação são um bom termômetro para identificar se os colaboradores estão felizes no trabalho ou não. Somente com esse trabalho será possível desenvolver mecanismos de valorização e de incentivo do auto-conhecimento dos funcionários”, destaca.

A valorização do capital humano tem sido a tônica de muitas empresas entre elas o Banco do Brasil. O Banco possui inclusive, entre os seus objetivos estratégicos, a satisfação de seus funcionários. Em 2013 o BB foi listado no Guia VOCÊ S/A entre “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, no segmento instituições públicas. Na Pesquisa de Satisfação no Trabalho, realizada no mesmo ano, o índice de satisfação dos funcionários cresceu 3,2 % em comparação a 2012. O BB conseguiu atingir 76% de favorabilidade, contra 72,8% do período anterior.
 
Em recente entrevista para o jornal Diário de Pernambuco, o diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Carlos Netto, afirmou que é fundamental para os funcionários ter noção do significado do valor social do trabalho e que isso faz toda a diferença. A matéria mostrava exemplos de empresas que oferecem bem-estar para reter talentos. A publicação abordava inclusive que empregados felizes se comprometem com o futuro dos negócios e reduzem as despesas com saúde.

A coach Márcia traça a melhor maneira das empresas motivarem seus funcionários. “As empresas precisam ter uma relação muito próxima com os seus funcionários. É importante oferecer um bom programa de benefícios, de desenvolvimento pessoal, além de um ambiente de trabalho agradável. Saber trabalhar com o reconhecimento de talentos e o desenvolvimento de lideranças também é um bom caminho na busca da motivação profissional, pois uma boa liderança motiva muito as pessoas”, ressalta a proprietária da empresa Talentar Coaching e Gestão de Pessoas.

Fonte: Agência ANABB