× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Aposentadoria: quanto mais cedo pensar sobre isso, melhor

A vantagem de começar a pensar no benefício mais cedo é o tempo para planejar sem sacrifícios


Em 12.11.2014 às 00:00 Compartilhe:


Quase metade dos jovens brasileiros não possui o hábito de pensar na aposentadoria. Essa afirmação é resultado de uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que foi realizada entre os dias 18 e 29 de agosto/2014, com mais de 11 mil jovens de todo o país, até os 25 anos.

Entre as perguntas do levantamento, estava: “Com quantos anos você pretende se aposentar?”. A resposta de 46,53% dos entrevistados foi “Ainda é cedo para pensar sobre isso”. Isso mostra o reflexo da característica imediatista da juventude, como aponta a coordenadora de treinamento do Nube, Eva Buscoff.

Outro destaque da pesquisa foi a intenção de 23% dos participantes de se aposentar entre os 50 e 59 anos. Já 16% disseram que pretendem se aposentar após os 60 anos. E, por fim, 14% afirmaram que não pensam em deixar de trabalhar em nenhum momento de sua vida profissional.

A vantagem de começar a poupar mais cedo pensando na aposentadoria é que o esforço realizado no presente não é feito com sacrifícios e existe bastante tempo para planejar o benefício. Segundo Ilma Peres, presidente do ANABBPrev, o atual modelo de previdência complementar é um instrumento de planejamento financeiro para o futuro.

Confira mais detalhes sobre o tema na matéria publicada no site da Previ

Veja mais informações sobre o ANABBPrev

Fonte: Previ