× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

ANABB participa de lançamento de livro que conta a história da Ação da Cidadania

Um dos artigos do livro foi dedicado à ANABB e mostra a atuação da entidade


Em 30.09.2014 às 00:00 Compartilhe:


A ANABB participou no dia 25 de setembro do lançamento do livro Ação da Cidadania – 20 anos. Idealizada por Daniel de Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a obra comemora as duas décadas de existências da campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, criada em 1993, que mobilizou o país contra a fome. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a participação do vice-presidente de Comunicação e presidente do Instituto Viva Cidadania, Douglas Scortegagna.

Escrita pelas autoras Ana Redig e Nádia Rebouças, a obra conta a história do país a partir do golpe militar de 1964, do surgimento do movimento social, das campanhas contra a fome, das casas da Ação, em Santa Teresa e no armazém na região portuária do Rio de Janeiro, e, principalmente, dos comitês da Ação da Cidadania. O livro é recheado de depoimentos que mostram de que forma a campanha se tornou uma política pública.

Também reúne fotos memoráveis e depoimentos de pessoas que participaram da campanha. Um dos artigos do livro foi dedicado à ANABB e mostra resumidamente a atuação da entidade, principalmente com o lançamento do programa “Brasil Sem Fome”, que apoiou, a campanha de Betinho. Vale lembrar, que na época os funcionários do Banco do Brasil montaram cerca de 2.400 comitês de apoio ao movimento do sociólogo. A ANABB patrocinou a confecção de camisetas com a marca “cidadania” para que os comitês pudessem vender e reverter a quantia arrecadada para projetos de combate à fome. O resultado foi uma arrecadação superior a R$ 1 milhão. Diante da oferta de ajuda de seus associados e do potencial de voluntariado dos comitês, a ANABB começou a intermediar a doação de recursos para projetos de cidadania.

“Esta obra, da qual a ANABB é uma das patrocinadoras, tem o intuito de perpetuar na história do Brasil como um de seus momentos mais importantes que foi a mobilização da nação para ajudar no combate à fome. Por outro lado servirá de exemplo de como o país necessita de bons e honestos líderes que conquistam a simpatia do povo por suas atitudes e seu carisma”, ressalta Douglas Scortegagna.

De acordo com Daniel de Souza, a ANABB e a Ação da Cidadania fazem aniversário juntas. “Esse livro foi publicado graças ao grande apoio que a Associação sempre nos deu”, afirma o jovem. Para o filho de Betinho, o grande desafio da obra é resgatar a cidadania e mostrar a importância dessa história para os jovens. “Esse livro foi pensado para a juventude. Queremos resgatar para a nova geração o trabalho da Ação da Cidadania e mostrar que mesmo em uma época sem redes sociais é possível mobilizar o país”.

O livro Ação da Cidadania – 20 anos será oferecido como brinde na campanha anual do Instituto VIVA CIDADANIA, para quem contribuir com determinado valor.

Além da ANABB, o livro tem patrocínio da Casa & Vídeo, Petrobras, Instituto Cidade Viva e Lei de Incentivo à Cultura.


Leia abaixo as matérias que foram publicadas pela imprensa nacional sobre o assunto:

Veículo de Comunicação: Repórter Rio - TV Brasil
Data: Sexta-feira (26/09/2014)
Livro conta história de campanha da ONG “Ação da Cidadania”

Veículo de Comunicação: TV Globo - Bom dia Rio
Data: Sexta-feira (26/09/2014)
Livro “Ação da Cidadania, 20 anos” é lançado no Rio

Veículo de Comunicação: TV Globo - RJTV 1ª Edição
Data: Sexta-feira (26/09/2014)
“Ação da Cidadania, 20 anos” é lançado no Rio

Veículo de Comunicação: Repórter Brasil - TV Brasil
Data: Sexta-feira (26/09/2014)
História do movimento " Ação da Cidadania" é registrada em livro

Veículo de Comunicação: Site Plurale
Data: Quinta-feira (25/09/2014)
Ação da Cidadania lança livro sobre 20 anos de conquistas

Veículo de Comunicação: Site G1, Rio de Janeiro
Data: Terça-feira (23/09/2014)
Ação da Cidadania celebra 20 anos com lançamento de livro no Rio

Veículo de Comunicação: Blog do Minc
Data: Terça-feira (23/09/2014)
Livro relata trajetória da Ação da Cidadania, que Lutou contra a fome

Veículo de Comunicação: Fanpage do Facebook - Ação da Cidadania
Data: Segunda-feira (22/09/2014)
Ação da Cidadania 20 anos

Veículo de Comunicação: Site O dia
Data: Sábado (20/09/2014)
Livro relata trajetória da Ação da Cidadania, que lutou contra a fome

Veículo de Comunicação: Site Ação da Cidadania
Data: Quarta-feira (17/09/2014)
Lançamento do livro Ação da Cidadania 20 Anos

Fonte: Agência ANABB