× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Índice Dow Jones de sustentabilidade lista Banco do Brasil

Premiação reconhece empresas que demonstram capacidade de gerar valor no longo prazo para seus acionistas


Em 15.09.2014 às 00:00 Compartilhe:


O Banco do Brasil voltou a compor, pela terceira vez, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade da Bolsa de Nova Iorque (DJSI), que reúne empresas com as melhores práticas de sustentabilidade em todo o mundo. O Banco foi listado pela primeira vez em 2012 e, desde então, passou a integrar o rol das empresas líderes em sustentabilidade corporativa em nível mundial. O anúncio foi feito na semana passada, dia 11 de setembro, em Zurique, na Suíça, pela empresa responsável pelo licenciamento e publicação do DJSI, a RobecoSam Sustainability Investing. 

Criado em 1999, o Índice Dow Jones lista em sua carteira empresas reconhecidas pela capacidade de gerar valor no longo prazo para seus acionistas, porque adotam gestão de riscos associada tanto a fatores econômicos, quanto aos ambientais e sociais. A carteira é formada por 59 setores da economia e passa por revisão a cada 12 meses, com base em questionários enviados às empresas e em informações públicas disponíveis em relatórios anuais e websites de relações com investidores.  São listadas 10% das empresas participantes com melhor performance em cada um dos setores avaliados (financeiro, saúde, tecnologia, bens de consumo, entre outros). Em todo o mundo, foram listados apenas 25 bancos na versão 2014/2015 do DJSI. 

O desempenho do Banco do Brasil tem melhorado continuamente na avaliação anual do DJSI, o que reflete o acerto das iniciativas desenvolvidas ao longo do período, resultado da implementação de seu Plano de Sustentabilidade – Agenda 21 Empresarial. 

Para o vice-presidente Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável, Robson Rocha, a permanência do Banco do Brasil no DJSI fortalece o compromisso da empresa com a melhoria contínua de práticas e processos, baseada em uma gestão corporativa que alia a geração de resultados econômicos à responsabilidade socioambiental. “Este resultado vem premiar o empenho de todos os funcionários da Organização no sentido de fazer do BB uma referência mundial em desenvolvimento sustentável”, comemora o executivo.

O DJSI tornou-se uma referência importante para instituições administradoras de recursos, que se baseiam neste índice para tomar suas decisões de investimentos e oferecem produtos diversificados aos seus clientes tendo como base as ações das empresas componentes do DJSI, comprometidas com o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Fonte: site do Banco do Brasil