× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

BB usa voto de Minerva para pagar bônus para diretores da Previ

ANABB encaminhou pedido de esclarecimento para os gestores da Previ


Em 12.08.2014 às 00:00 Compartilhe:


Na última sexta-feira, 08/08/2014, passaram a circular nas redes sociais notícias sobre decisão do Conselho Deliberativo da Previ, que teria aprovado o pagamento de bônus de remuneração variável aos Diretores Executivos da Previ, nos mesmos valores dos bônus pagos aos dirigentes estatutários do BB, pelos resultados obtidos pelo Banco do Brasil (e não pela Previ), desde 2011, com recursos dos participantes da Previ.

Segundo as informações divulgadas, a decisão teria sido tomada com a utilização do voto de Minerva pelo presidente do Conselho Deliberativo da Previ, Robson Rocha, em função do empate na votação: três votos favoráveis ao pagamento do bônus aos diretores, feito pelos conselheiros indicados pela patrocinadora Robson Rocha, Alexandre Corrêa Abreu e Paulo Roberto Lopes Ricci, e três votos contrários dos conselheiros Rafael Zanon Guerra de Araújo, Haroldo do Rosário Vieira e Antonio José de Carvalho, eleitos pelos participantes e assistidos da Previ.

A informação caiu como uma bomba entre os funcionários do Banco do Brasil, em atividade e aposentados. Isso porque ainda se encontra em debate a questão do teto de contribuição para a Previ dos diretores estatutários do BB, extensivos aos diretores da Previ, que passaram a receber verbas acumuladas. O regulamento da Previ impede que essas verbas sejam incorporadas ao cálculo do salário de contribuição para todos os participantes. Esse assunto ainda não foi resolvido e o Conselho Deliberativo da Previ, segundo as informações que circulam, teria aprovado a distribuição de mais uma parcela dos recursos de todos os funcionários do BB para alguns escolhidos.

A Diretoria da ANABB encaminhou pedido de esclarecimento dos fatos a Diretoria Executiva, aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Previ, e a cada um dos membros desses órgãos, inclusive para aqueles que também integram os órgãos diretivos da ANABB.

ENCAMINHAMENTO

A ANABB convidou representantes da Contraf-CUT, Contec, AAFBB e FAABB para uma reunião, ainda nesta semana, para que todas as entidades juntas possam discutir propostas a serem formuladas e encaminhamentos a serem tomados para o caso.

Os associados devem ficar atentos ao site da ANABB, onde todas as novidades sobre o tema serão divulgadas. 

Fonte: Agência ANABB