× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

ONU realiza debate sobre sustentabilidade

O encontro teve como objetivo integrar diversos segmentos da sociedade para discutir a atuação responsável em seus negócios


Em 18.07.2014 às 00:00 Compartilhe:


Desenvolvimento sustentável e negócios responsáveis foram o tema da reunião realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no início do mês de julho, em sua sede, em Nova Iorque (EUA). O encontro também teve como objetivo integrar diversos segmentos da sociedade (governos, investidores, sociedade civil, setor financeiro, empresas e academia) para discutir a atuação responsável em seus negócios. O representante da América Latina no Conselho do PRI (Princípios para o Investimento Responsável) e diretor de Seguridade da Previ, Marcel Barros, membros do Pacto Global e Princípios para Gestão Educacional Responsável, além de embaixadores e diplomatas participaram do encontro.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, coordenador da reunião, fez um chamado aos participantes. "As peças estão nos lugares certos para que haja a devida orientação aos negócios e aos mercados de todo o mundo em direção a uma maior sustentabilidade para a era pós-2015. É uma longa estrada a seguir”.

A iniciativa da ONU em reunir especialistas demonstra a relevância que a instituição vem dando ao assunto, segundo o representante da América Latina no Conselho do PRI e diretor de Seguridade da Previ, Marcel Barros. “Esse movimento é algo que não vai parar e que precisa incluir todos os segmentos, pois não se relaciona apenas com a atividade das empresas. É aí que reside a importância dessa iniciativa da ONU: reunir especialistas de muitos campos – governo, negócios, sociedade civil, finanças e academia - na busca de enfrentar desafios da demanda de soluções que envolvem os negócios”, ressalta o diretor.

Para o presidente da ANABB, Sergio Riede, “a atuação e posição da ONU sobre o assunto fortalece e incentiva governos, empresários e especialistas a buscarem maiores e melhores soluções que promovam práticas sustentáveis para toda a sociedade”.

PRI - Princípios para o Investimento Responsável (PRI), lançado oficialmente, na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com a presença do então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan e, em seguida, foi lançado em Paris. O lançamento do PRI no Brasil ocorreu em maio/2006 no Rio de Janeiro e em abril/2007 houve uma cerimônia de adesão dos signatários brasileiros, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. Ele representa o compromisso dos grandes investidores institucionais do mundo de investir em negócios sustentáveis, ou seja, de estarem atentos aos aspectos social, ambiental e de governança corporativa por ocasião da escolha de ativos e carteiras para investimento dos seus recursos.

Fonte: Agência ANABB, com informações da Previ