× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Joaquim Barbosa anuncia saída do STF

Pela legislação brasileira, ele só precisaria deixar a corte aos 70 anos, quando juízes têm aposentadoria compulsória


Em 29.05.2014 às 00:00 Compartilhe:


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciou na tarde desta quinta-feira, 29 de maio, que se afastará do tribunal no final de junho. Barbosa deixará o cargo de ministro e a presidência do STF.

"Decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não somente da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos", declarou.

Barbosa agradeceu aos colegas e disse se sentir "honrado" de ter integrado o tribunal.

"Tive a felicidade, a satisfação e alegria de passar, compor esta corte, no seu momento mais fecundo, de maior importância no cenário político-institucional do nosso país. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte desse colegiado e ter convivido com diversas composições e evidentemente com a atual composição, agradeço a todos", afirmou.

Pela manhã, o ministro já havia comunicado a decisão a presidente Dilma Rousseff e aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMSB-RN).

Barbosa deixaria a presidência do STF em novembro, aos 59 anos. Pela legislação brasileira, ele só precisaria deixar a corte aos 70 anos, quando juízes têm aposentadoria compulsória.

Fonte: Agência ANABB, com informações do G1.