× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

Observatório Social do Brasil reúne mais de 200 pessoas em Camboriú (SC)

ANABB participa do 5º Encontro Nacional realizado de 27 a 29/3


Em 02.04.2014 às 00:00 Compartilhe:

 

O Balneário Camboriú, em Santa Catarina, foi sede do 5º Encontro Nacional de Observatórios Sociais (ENOS), realizado de 27 a 29 de março. O objetivo do Encontro Nacional foi qualificar a metodologia de trabalho e ampliar as estratégias do controle social e da educação para a cidadania em toda a Rede de Observatórios Sociais do Brasil (OSB). O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas procedentes de 15 diferentes estados brasileiros e representantes de 52 Observatórios Sociais.

 

O vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, representou a Associação no evento, que contou também com a participação dos Diretores Regionais Oraida Medeiros, de Pelotas (RS), Carlos Kravicz, de Ponta Grossa (PR), além de representantes dos OS patrocinados pela ANABB, Edmundo Ferreira de Oliveira, de Santo Antonio de Jesus (BA) e Hugo de Oliveira, de Campo Grande (MS). Ainda estiveram presentes Gilvete Dal Vesco e Vanderlei Zarpellon, colegas do Banco do Brasil que dirigem os Observatórios Sociais de Medianeira (PR) e Irati (PR), respectivamente.

No Encontro, foram tratadas questões como a Lei Anti Corrupção, Controle de Licitações e Captação de Recursos para os Observatórios Sociais, entre outros temas relevantes. Para Douglas Scortegagna, "os momentos vividos durante o 5º Encontro Nacional de Observatórios Sociais foram de grande emoção. Voluntários abnegados, se dedicando a tentar construir um Brasil melhor, sem corrupção. Foi uma verdadeira aula de cidadania".

Durante o evento, ainda foram apresentados diversos painéis com os temas “Como as empresas podem prevenir a corrupção?”, “Merenda Escolar – procedimentos para os OS”, foi realizada uma oficina sobre Licitações e Contratos e um workshop de apresentação das boas práticas dos OS. Na ocasião, houve também a eleição da nova diretoria do OSB, com mandato de dois anos, e assinaturas de termos de cooperação com entidades parceiras da Rede OSB.

Vale lembrar que o Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania que contribui para a melhoria da gestão pública, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. A ANABB apoia a iniciativa e patrocina a implantação de observatórios sociais em diversas cidades. Com a parceria firmada entre a Associação e o Observatório Social do Brasil, é garantida uma ajuda de custo para estruturação e manutenção do Observatório por 12 meses.

Confira mais detalhes sobre o evento







Fonte: Agência ANABB