× Modal
< Voltar


Previ

Comissão da Previ analisa recomposição de benefício de ações sobre 7ª e 8ª horas

Grupo de trabalho analisa situação


Em 18.03.2014 às 00:00 Compartilhe:

 

Em 2013, após muitos anos de debates, o Banco do Brasil implementou o Plano de Cargos e Funções. O atual plano foi estruturado tendo como base a distinção entre duas funções: de confiança (com exclusiva dedicação e carga horária de 8 horas) e gratificadas (cargos de 6 horas).

 

No entanto, desde a década de 2000, por conta da indefinição sobre a jornada de trabalho, muitos funcionários entraram na justiça contra o BB reivindicando o pagamento de 7ª e 8ª horas.

Os funcionários que ganharam essas ações na justiça também pleitearam na Previ a recomposição do benefício.

A ANABB procurou a Caixa de Previdência buscando esclarecimentos sobre a situação desse grupo. A Previ informou que foi constituído um grupo de trabalho envolvendo diversas áreas, que está analisando esta situação e suas consequências. O problema apontado é quanto ao custeio desta elevação de benefícios, pois a Caixa argumenta que o equilíbrio do Plano 1 pode ser comprometido, ao não serem feitos aportes suficientes para a Reserva Matemática – RM.

A expectativa é que a comissão finalize seus trabalhos ainda no mês de março, remetendo suas conclusões para a decisão da diretoria da Previ.

Fonte: Agência ANABB