A notificação extrajudicial chega endereçada nominalmente a vítima
A ANABB novamente alerta os associados sobre o envio de correspondências falsas que anunciam vitórias na justiça. Aposentados de todo o Brasil estão recebendo cartas que comunicam ganho de causa processual e pagamento de custas judiciais para o recebimento do valor ganho. O golpe vem sendo aplicado por criminosos.
A notificação extrajudicial chega por meio de carta, endereçada nominalmente a vítima. Os criminosos utilizam-se da complexidade da linguagem jurídica para enganar dezenas de milhares de pessoas.
O conteúdo da notificação é bastante diversificado. Em documentos falsos que a ANABB teve acesso as vítimas eram informadas sobre vitórias em processos previdenciários, por exemplo, no valor de R$ 56.310,00, mas para receber seria necessário o pagamento das custas processuais ou guias judiciais no valor de R$ 6.618,00. A carta solicita também que a vítima entre em contato imediato por telefone com um departamento jurídico indicado na correspondência para realizar o depósito e os procedimentos necessários.
Tendo em vista que diversos servidores públicos no país contribuíram para as caixas de previdências mantidas pelo governo, a possibilidade de a carta ser entregue a algum servidor que não perceba o crime é grande.
Por isso, a Assessoria Jurídica da ANABB preparou algumas dicas que podem facilitar a identificação de uma notificação falsa:
A assessoria ainda alerta que as pessoas devem ficar atentas, pois os valores provenientes de processos judiciais sempre advêm de prejuízos materiais ou morais sofridos pelos autores. Ação judicial não é loteria, desconfie sempre.