× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

ANABB prestigia início de cursos profissionalizantes para detentas no RS

Projeto é contemplado com recursos do Liberdade Responsável


Em 20.02.2014 às 00:00 Compartilhe:


O vice-presidente de Comunicação da ANABB e presidente do Instituto Viva Cidadania, Douglas Scortegagna, prestigiou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a aula inaugural do projeto “Sonho de Liberdade”, no Presídio Estadual Feminino de Torres (RS). O projeto é um dos contemplados com recursos do programa Liberdade Responsável da ANABB. Também participaram da cerimônia o presidente da Fundação Maçônica Educacional (FME) de Porto Alegre, José Nivaldo Brussuela; a prefeita da cidade de Torres (RS), Nílvia Pinto Pereira; o presidente do Rotary Clube, de Porto Alegre, Osvaldo Petersen; entre outros parceiros do projeto e representantes do Governo Municipal.

O “Sonho de Liberdade” é realizado pela FME, juntamente com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Susep), e consiste na reinserção das apenadas no mercado de trabalho por meio da realização de cursos na área da construção civil. No curso, as mulheres têm aulas teóricas e práticas de eletricidade básica, piso, revestimento, pintura e textura predial. Ao todo serão 240 horas, com cerca de três horas e meia de aula por dia, de segunda a sexta-feira.

Esta é a terceira edição do curso no estado e o projeto já formou mais de 40 mulheres nos cursos de qualificação profissional nos presídios femininos de Madre Pelletier e de Guaíba.

Para Douglas Scortegagna, o apoio da ANABB a projetos como esse “elevam a autoestima dos que cumprem pena por erros que cometeram e lhes oferecem nova expectativa de vida quando de seu retorno ao convívio da sociedade, reduzindo, em muito a possibilidade de voltarem a cometer os erros que os levaram a ferir a lei”.

Fonte: Agência ANABB