× Modal
< Voltar


ANABB

Previ faz consulta à Previc sobre solução sugerida pela ANABB para o BET

A proposta visa utilizar valores do SIBET


Em 17.02.2014 às 00:00 Compartilhe:

A Diretoria Executiva da Previ encaminhou na sexta-feira, 14/2, consulta à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) sobre a possibilidade de utilização dos valores do Saldo Individual do Benefício Especial Temporário (SIBET) para o pagamento das contribuições referentes ao Plano 1 dos participantes da ativa. Essa solução foi sugerida pela ANABB em uma correspondência enviada à Previ e outra à Previc em janeiro/2014.

Quando sugeriu a solução, a ANABB argumentou que considerava justo o uso dessa conta SIBET, já que o Banco do Brasil poderá utilizar os recursos existentes na Conta de Utilização da Reserva Especial do Patrocinador para pagamento das contribuições patronais. Além disso, segundo a Associação, a solução possibilita o aumento da disponibilidade financeira mensal, o que evita crises orçamentárias de dimensões imprevisíveis e melhora a qualidade de vida de suas famílias.

Na consulta feita pela Previ à Previc, é verificada a possibilidade dos associados optarem pela utilização desse valor no pagamento das contribuições ao Plano 1, enquanto ainda estão na ativa. A Previ informou que um comunicado será emitido aos participantes assim que o órgão regulador responder a consulta.

Participação ativa da ANABB
A ANABB sempre acompanhou de perto todas as decisões a respeito do BET. Nesse sentido, a Associação tem marcado e participado de reuniões, enviando correspondências, acatando sugestões de beneficiários e discutindo o tema em seminários, fóruns jurídicos de entidades, com o intuito de estabelecer soluções que não prejudiquem os associados.

No dia 8 de janeiro/2014, foi realizada reunião com a Previ, solicitada pela ANABB, em que estiveram presentes ainda a Associação dos Funcionários e aposentados do Banco do Brasil (AAFBB) e a Federação das Associações de Aposentados do Banco do Brasil (FAABB), quando foram discutidos o fim do BET, medidas para atenuar o impacto na vida dos participantes, o retorno das contribuições pessoais e patronais, entre outros assuntos.

Para que os associados estejam cientes de todo o desdobramento do fim do BET, a ANABB disponibilizou um link em sua página na internet, com o título de BET, onde estão concentradas as matérias divulgadas sobre o tema. Ali é possível conferir o posicionamento e a atuação da entidade para que se chegue a uma solução rápida e definitiva.

Veja o posicionamento divulgado recentemente por sua Diretoria Executiva da ANABB sobre as ações judiciais contra o fim do BET.

Vale lembrar que os recursos do SIBET estão contabilizados na Previ, atrelados a cada participante. Os participantes da ativa podem visualizar o extrato do SIBET no “autoatendimento” da página da Previ, na opção “Simulador de Aposentadoria” – “Saldo de Reservas ou Desligamento do Banco”.

 

 

Fonte: Agência ANABB