Mais de 40 mulheres se formaram em cursos de qualificação profissional e poderão trabalhar de forma digna e honesta
Detentas dos presídios femininos de Madre Pelletier e de Guaíba, ambos no Rio Grande do Sul (RS), vão ter um fim de ano diferente. Por meio do projeto Sonho de Liberdade, um dos contemplados com recursos do programa Liberdade Responsável da ANABB, mais de 40 mulheres se formaram em cursos de qualificação profissional e, a partir do momento que deixarem a prisão, poderão trabalhar de forma digna e honesta. A ANABB participou da solenidade de formatura, que aconteceu no dia 13 de dezembro, no estado gaúcho, e foi representada pelo presidente Sergio Riede, pelo vice-presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna, e pelo diretor regional, Celson Matte (direg RS-44).
No presídio Madre Pelletier, 22 mulheres receberam certificado, mas apenas sete compareceram à formatura, pois algumas já tinham conseguido liberdade e outras foram transferidas de presídio. Já em Guaíba, 20 detentas se formaram. Também participaram da solenidade de formatura outros parceiros do projeto.
Criado pela Fundação Maçônica Educacional de Porto Alegre (RS), em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Susep), o projeto visa reintegrar homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado e que estão em processo de desligamento do sistema prisional ao núcleo familiar e ao meio social, apoiando o indivíduo e intervindo em sua reabilitação.
O projeto ofereceu cursos de qualificação profissional nas áreas de pintura predial e confecção em malha, entre outros. Com o certificado em mãos, os detentos saem capacitados para o mercado de trabalho e podem trabalhar em empresas, cooperativas ou desenvolver atividades autônomas.
O presidente da ANABB acredita que o projeto contribui para o resgate da cidadania. “A sociedade, incluídos todos nós, ainda tem um olhar desconfiado para as pessoas que cumpriram penas em prisões. O Sonho de Liberdade é mais uma contribuição para que os apenados tenham nova chance no processo de reinserção nas comunidades, desta vez com uma capacitação específica que favorece a recolocação no mercado de trabalho”, disse Riede.
Para o vice-presidente de Comunicação, “foi muito emocionante ver pessoas com pouca esperança serem prestigiadas com tratamento humanizado e agora poderão ter um futuro melhor e mais promissor”.
O apoio da ANABB ao projeto Sonho de Liberdade foi possível graças às doações do parceiro e associado Oswaldo Guilherme Roberto Gebler, que destinou recursos para serem investidos em projetos que ofereçam cursos de ensino profissionalizante. Em 2008, foi lançado o projeto Liberdade Responsável, no âmbito do programa ANABB CIDADANIA, com o objetivo de contemplar ações sociais com foco na recuperação de jovens e adultos que estão cumprindo medidas socioeducativas em espaços alternativos, bem como daqueles que estão na rede convencional – penitenciárias, presídios etc.
Formatura no presídio de Guaíba
Formatura no presídio Madre Pelletier