× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

Banco do Brasil lança Blog e Cartilha TI Verde

Para o Banco, estes serão instrumentos de informação e formação ambiental e sustentável para todos os funcionários


Em 27.11.2013 às 00:00 Compartilhe:


O Banco do Brasil lançou nesta quarta-feira (27/11) uma cartilha e um blog voltados para a Tecnologia da Informação Verde. O evento em Brasília reuniu gestores e funcionários da área de tecnologia do BB para o lançamento do novo produto institucional.

O gerente executivo de Governança de TI Onildo Júnior disse que o Banco do Brasil preocupa-se com o bem-estar da sociedade. “Somos conhecidos como um banco social, que gera recursos financeiros, mas também economiza recursos oriundos da natureza. O funcionário do Banco do Brasil tem valores muito fortes e isso ele repassa a sua família. Que a cartilha e o blog sejam úteis para a sustentabilidade no cotidiano e para as gerações futuras”, finalizou Onildo.

Daniel Oliveira, gerente geral da Diretoria de Tecnologia do BB, disse aos presentes que “existem três atitudes em relação ao meio ambiente. Primeiro, um grupo que diz não acreditar ou ter interesse no assunto. Segundo, aqueles que dizem que concordam, mas que não eles não têm nada com isso. E, terceiro, os que confirmam que o tema é importante e que podem contar com eles para a sua participação. Estamos no terceiro grupo”.

De acordo com o assessor de TI da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil José Doralvino Nunes a cartilha e o blog serão instrumentos de informação e formação ambiental e sustentável para todo o corpo funcional do BB, incluindo os estagiários, jovens aprendizes, vigilantes e todo o pessoal da limpeza.

O objetivo é uma gestão com um olhar da sustentabilidade mais presente, voltada para a tecnologia verde, por meio de práticas com foco na preservação do meio ambiente e também no desenvolvimento de produtos eletrônicos que não sejam tão danosos à natureza tanto no uso, quanto no momento de descarte. Algumas práticas como a redução do consumo de energia, o uso de material reciclado (papel, cartucho) ou criado a partir de fontes renováveis são adotadas pelo banco. “A ideia é que todos os resíduos sólidos do BB tenham uma destinação sustentável”, diz Doralvino.

O BB mantém um Programa de Inclusão e Transformação Social por meio da Doação de Computadores Substituídos. No programa, os microcomputadores trocados, todos em bom estado, são destinados e doados a projetos de inclusão digital. Outros que não podem ser mais utilizados são destinados para a reciclagem.

A cartilha será disponibilizada na versão digital e impressa com papel reciclado para os que optarem. "Tanto o blog quanto a cartilha serão utilizados como instrumento para a educação ambiental, queremos iniciar na verdade um processo contínuo de mudança de atitude, as ações sustentáveis têm que fazer parte da cultura da pessoa", finaliza Doralvino.
 

Fonte: Agência ANABB