× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Observatórios Sociais se destacam na grande mídia

ANABB patrocina a implantação de cinco observatórios sociais


Em 07.11.2013 às 00:00 Compartilhe:


Os Observatórios Sociais espalhados por várias cidades do país estão obtendo repercussão em mídia nacional por conta de ações na fiscalização das contas públicas e no combate a corrupção. A ANABB apoia a iniciativa e patrocina a implantação de cinco observatórios sociais, sendo que dois já estão em funcionamento e os outros em fase de instalação.

O Observatório Social de Campo Grande (MS) é um dos que recebe o patrocínio da ANABB e vem desenvolvendo um trabalho de qualificação com os voluntários para análise de licitações e editais, e trocas de experiências com outros observatórios. Os processos licitatórios da Prefeitura Municipal de Campo Grande são acompanhados pelo OS e inclusive foram enviados ofícios para a Central de Compras da Prefeitura, solicitando esclarecimentos em editais de licitação.

Em outubro, foi inaugurado o observatório de Pelotas (RS) e os recursos destinados serão investidos em capacitação da comunidade local, por meio de cursos de educação fiscal, licitação e contratos. O objetivo é oferecer treinamento sobre a fiscalização e aplicação dos recursos públicos da cidade.

Outros três observatórios com o patrocínio da ANABB serão instalados em Natal (RN), Belém (PA) e na cidade de Itararé (SP). Eles estão em fase de formação.

O vice-presidente de Comunicação da ANABB enfatiza a importância dos Observatórios Sociais. “É gratificante para a ANABB participar de um movimento tão importante como este, no qual os interesses sociais e coletivos sobressaem sobre os interesses individuais”, disse Douglas Scortegagna.

A parceria firmada entre a ANABB e o Observatório Social do Brasil garante a destinação de R$ 2 mil por mês para cada unidade instalada, os recursos deverão ser utilizados para estruturação e manutenção do Observatório por 12 meses. Após o término deste prazo, será feita avaliação que servirá de subsídio para o apoio da ANABB à instalação de novos Observatórios.

O Observatório Social do Brasil atua na fiscalização de contas públicas por meio do monitoramento de licitações e cobrança de providências em caso de irregularidade.

Fonte: Agência ANABB