× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Morre ex-presidente do Banco do Brasil

Karlos Heinz Rischbieter faleceu no dia 17/10, aos 86 anos, vítima de enfisema pulmonar


Em 31.10.2013 às 00:00 Compartilhe:


Faleceu na última semana (17/10) o ex-presidente do Banco do Brasil (1977-1979) e ex-ministro da Fazenda, Karlos Heinz Rischbieter, aos 86 anos, vítima de enfisema pulmonar, no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR).

Natural de Blumenau (SC) e engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, Rischbieter teve uma marcante carreira pública. Antes de chefiar a pasta da fazenda, entre março de 1979 a janeiro de 1980, ele presidiu também a Caixa Econômica Federal e o extinto Banco do Desenvolvimento do Paraná (Badep). O engenheiro foi um dos responsáveis pela criação da Federação Nacional das AABBs (Fenabb).

No ministério, Rischbieter instituiu o ato que suprime a incidência do Imposto de Renda na fonte sobre o 13º salário e a obrigatoriedade do recolhimento antecipado de imposto de renda pelas pessoas físicas. O ex-ministro escreveu o livro Outonal – Um Amor de Viagem pela Europa, lançado em 2011, e a autobiografia Fragmentos de Memória, de 2010. Rischbieter lançou também Grafismos, uma coleção de suas aquarelas, e foi tradutor da obra do escritor Rainer Maria Rilke.

A ANABB reforça a importância do ex-presidente do BB como grande gestor da instituição financeira e se solidariza com os familiares e amigos.

Fonte: Agência ANABB