× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

ANABB cria o Instituto VIVA CIDADANIA

ANABB cria o Instituto VIVA CIDADANIA


Em 06.09.2013 às 00:00 Compartilhe:


O incentivo à cidadania promovido pela a ANABB ganhou mais força. Agora as ações sociais apoiadas pela entidade serão geridas pela Associação Brasileira para o Exercício da Plena Cidadania, o Instituto VIVA CIDADANIA.

O instituto, que tem a ANABB como instituidora, vai fortalecer o trabalho que a entidade vem fazendo há mais de duas décadas, incentivando a participação dos funcionários do Banco do Brasil em projetos de cidadania, que já beneficiaram dezenas de comitês espalhados por todo o país.

A Assembleia Geral de Fundação do Instituto VIVA CIDADANIA foi realizada nesta quarta-feira, 4 de setembro. Cerca de 100 pessoas aderiram à iniciativa tornando-se sócios-fundadores. A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, João Botelho.

Após a assembleia, foi empossada a primeira Diretoria do Instituto (veja a composição abaixo). Pelo Estatuto, a composição será de três diretores, cinco membros titulares e três suplentes no Conselho Deliberativo e três membros titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. Nenhum dos cargos do instituto será remunerado.

O vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, que presidirá o instituto, apresentou uma cronologia e os resultados do programa ANABB Cidadania desde 1993 e os benefícios da mudança dos projetos sociais da entidade para o Instituto VIVA CIDADANIA. O programa da entidade é uma herança do trabalho iniciado pelo sociólogo Herbet de Souza, o Betinho. Há 20 anos, o sociólogo iniciou a campanha “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, estimulando os brasileiros a lutarem contra a pobreza que assolava o país.

A ANABB aderiu ao movimento em 1993, criando o programa “Brasil Sem Fome”, que em 2007 transformou-se no ANABB Cidadania. À época os funcionários do Banco do Brasil montaram cerca de 2.400 comitês de apoio à campanha. Em 2008, nasceu o projeto Liberdade Responsável, graças às doações do parceiro e associado, Oswaldo Guilherme Roberto Gebler.

As vantagens com a criação do Instituto são diversas. Para a ANABB, serão desvinculadas as doações de associados e de terceiros da contabilidade da entidade, promovendo maior transparência na administração dos recursos recebidos. Além disso, o Instituto poderá arrecadar recursos junto a empresas públicas e privadas, oferecendo a possibilidade, para os doadores, de aproveitarem eventuais benefícios fiscais e legais.

Para o presidente da ANABB, Sergio Riede, esta é uma conquista dos associados, que sempre se preocuparam com ações sociais para melhorar a qualidade de vida da comunidade em que atuam. “O VIVA CIDADANIA vai dar mais ênfase na atuação da ANABB na promoção e desenvolvimento de iniciativas que beneficiam milhares de famílias. É uma forma de concentrar ainda mais os esforços”, explicou.

“Hoje estamos realizando um sonho de mais de 10 anos. Nasceu o Instituto VIVA CIDADANIA. Ele veio para manter a cidadania sempre viva, principalmente entre os voluntários do BB, que se dedicam a causa, abnegadamente e é também uma homenagem ao Betinho no ano em que se comemoram os 20 anos de Ação da Cidadania”, comemorou Douglas Scortegagna.

Para a conselheira deliberativa da ANABB Graça Machado, que ficará à frente da Diretoria de Projetos do Instituto, “essa criação veio consolidar o trabalho belíssimo que a ANABB desenvolve desde 1993. Agora com mais independência, além de ser possível angariar mais recursos e ampliar as parcerias para uma causa que sempre foi nobre: o incentivo à cidadania” ressaltou.

As finalidades do instituto são:
- Combater à desigualdade social;
- Promover o desenvolvimento educacional e a capacitação profissional que permitam a inserção ou a reinserção social de crianças, jovens e adultos carentes e em situação de risco;
- Incentivar o empreendedorismo;
- Apoiar o voluntariado;
- Otimizar oportunidade social;
- Incentivar experiências lucrativas e não lucrativas de novos sistemas alternativos de emprego e crédito; e
- Promover os direitos humanos, a democracia, os valores e os princípios associativistas universais.

Veja os dirigentes do Instituto VIVA CIDADANIA:

Diretoria
Presidente: Douglas Scortegagna
Diretor de Recursos: Reinaldo Fujimoto
Diretora de Projetos: Graça Machado

Conselho Deliberativo
Titulares

Sergio Riede
Mércia Pimentel
Antonio Pedroso
Lucineide Siqueira
Celson Matte

Suplentes
Mario Tatsuo
Anaya Martins
Rosinéia Balbino

Conselho Fiscal
Titulares

Ana Landin
Oswaldo Petersen
Cláudio Barbirato

Suplentes
Maria da Salete Parreira
Carminda Werneck
Marcos Maia


Fonte: Agência ANABB