× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Projeto apoiado pelo Liberdade Responsável começa trabalhos no RS

O projeto vai oferecer cursos de qualificação profissional para 120 mulheres


Em 30.08.2013 às 00:00 Compartilhe:


No dia 19 de agosto, a ANABB acompanhou os primeiros trabalhos realizados pelo projeto Sonho de Liberdade, um dos contemplados com recursos do Liberdade Responsável da ANABB.  O vice-presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna, participou das palestras de sensibilização para as detentas dos presídios femininos de Madre Pelletier e de Guaíba, ambos no Rio Grande do Sul (RS). Também estiveram presentes autoridades municipais e do governo do estado. 

O projeto vai oferecer cursos de qualificação profissional em diversas áreas para um total de 120 mulheres. Serão criados três grupos de 40 detentas, cada um, nas cidades de Porto Alegre, Guaíba e Torres. Os cursos estão previstos para começar no dia 9 de setembro e serão promovidos por uma empresa especializada. O mote das palestras motivacionais é "Estou pronta para recomeçar?".  As palestras em Torres ainda não foram agendadas.

Criado pela Fundação Maçônica Educacional de Porto Alegre (RS), em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Susep), o projeto Sonho de Liberdade visa reintegrar homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado e que estão em processo de desligamento do sistema prisional ao núcleo familiar e ao meio social, apoiando o indivíduo e intervindo em sua reabilitação.

Ao fim do projeto, os detentos recebem um certificado, saem capacitados para o mercado de trabalho e podem trabalhar em empresas, cooperativas ou desenvolver atividades autônomas.

Para Douglas Scortegagna, “projetos dessa natureza elevam a autoestima dos que cumprem pena por erros que cometeram e lhes oferecem nova expectativa de vida quando de seu retorno ao convívio da sociedade, reduzindo, em muito, a possibilidade de voltarem a cometer os erros que os levaram a ferir a lei”, ressalta o vice-presidente da ANABB.

O apoio da ANABB ao projeto Sonho de Liberdade foi possível graças às doações do parceiro e associado Oswaldo Guilherme Roberto Gebler, que destinou recursos para serem investidos em projetos que ofereçam cursos de ensino profissionalizante. Em 2008, foi lançado o projeto Liberdade Responsável, no âmbito do programa ANABB CIDADANIA, com o objetivo de contemplar ações sociais com foco na recuperação de jovens e adultos que estão cumprindo medidas socioeducativas em espaços alternativos, bem como daqueles que estão na rede convencional – penitenciárias, presídios etc.





Fonte: Agência ANABB