× Modal
< Voltar


ANABB

Cassi é tema do evento Seminários ANABB 2013

O evento será realizado em Brasília/DF, nos dias 3 e 4 de setembro de 2013


Em 14.08.2013 às 00:00 Compartilhe:

 

A ANABB realiza mais uma edição do projeto “Seminários ANABB” e traz para discussão a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) e a saúde suplementar como tema central dos debates. O evento será realizado em Brasília/DF, nos dias 3 e 4 de setembro de 2013. As inscrições que são gratuitas podem ser feitas pelo site do evento até o dia 30 de agosto.

O evento “Seminários ANABB – Cassi: Sustentabilidade e Qualidade na Saúde Suplementar” pretende abordar diversos temas, entre eles os problemas financeiros do plano e a rede de atendimento da Cassi, o modelo assistencial de saúde nos setores público e privado, a regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras do sistema de saúde suplementar e a saúde do trabalhador. Participarão do evento representantes do governo, do Banco do Brasil, da ANS, da Cassi, de entidades sindicais, além de deputados e dirigentes da ANABB.

Para o presidente da ANABB, Sergio Riede, o espaço será para debates, reflexões e o desenho de alternativas para a solução dos problemas. “O objetivo do seminário é trazer a tona o contexto geral da saúde no Brasil e os problemas mais polêmicos que impactam a Cassi. A ANABB não vai apresentar tese pronta sobre os assuntos. Pelo contrário, queremos colher reflexões sobre os problemas, até mesmo para sabermos a sua dimensão. Vamos ouvir todos os sujeitos do processo, para que juntos possamos refletir e colher soluções favoráveis para possíveis ações no futuro”, afirma.

Toda a temática que será discutida no evento são questões que afligem o funcionalismo e o corpo social. Os temas foram extraídos de conversas com os associados durante as visitas aos Estados, de cartas enviadas a Associação, do Grupo de Assessoramento Temático da ANABB sobre Saúde e de discussões com própria Caixa de Assistência. Para o presidente da ANABB, é preciso reavaliar a forma de custeio do Plano de Associados da Cassi, visto que os reajustes salariais do funcionalismo do BB não acompanham os aumentos dos preços dos serviços médicos, uma vez que as contribuições dos associados e do Banco do Brasil à Caixa de Assistência estão limitadas à 3% e a 4,5% dos salários, respectivamente. “A Cassi tem uma questão emergente a ser discutida que é a sua sustentabilidade. Esse é um assunto recorrente, mas que tem que ser resolvido. Além disso, faltam clínicas, hospitais e médicos disponíveis para o associado. A dificuldade de se incluir novos procedimentos, o uso de equipamentos cada vez mais caros, tudo isso gera um custo. Se a saúde não tem preço, o recurso tem limite”, ressalta Riede.

O evento contará com seis painéis, dividido nos dois dias de seminários. Participe e contribua com as discussões que afetam o funcionalismo.

Conheça a programação completa do Seminário:

Dia 3/9 (terça-feira)

- das 9h às 10h
Abertura

 

- das 10h às 11h20
1º Painel: O Modelo Assistencial de Saúde nos Setores Público e Privado

- das 11h40 às 13h
2º Painel: A Regulação da ANS e as Operadoras do Sistema de Saúde Suplementar

- das 14h30 às 15h50
3º Painel: Saúde Suplementar e Saúde do Trabalhador

- das 16h10 às 17h30
4º Painel: Cassi e a sua Sustentabilidade

Dia 4/9 (quarta-feira)

- das 9h30 às 10h50
1º Painel: Cassi, seus Planos e sua Rede de Atendimento

- das 11h10 às 12h30
2º Painel: A Importância da Participação Social nos Sistemas de Saúde

- das 12h30 às 13h
Encerramento    

Fonte: Agência ANABB