× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Reivindicações da Campanha 2013 serão aprovadas

Os bancários devem aprovar em assembleia as pautas de reivindicações a serem entregues aos Bancos públicos e privados


Em 24.07.2013 às 00:00 Compartilhe:


Até o dia 31 de julho, os bancários devem aprovar em assembleia as pautas de reivindicações a serem entregues aos Bancos públicos e privados. As pautas foram definidas durante o XLII Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários da Campanha Salarial de 2013, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), nos dias 04 e 05 de julho em Salvador/BA.

A vice-presidente de Relações Funcionais da ANABB, Tereza Godoy, participou do evento juntamente com os delegados das Federações e Sindicatos de Bancários e Securitários. No encontro foram debatidas as cláusulas da Convenção e de Acordos revisados, que resultaram em pautas a serem encaminhadas a partir de 01 de agosto para os representantes dos Bancos, com pedido de reajuste pelo INPC de período 01/09/2012 a 31/08/2013, acrescido de 5% de aumento real.

Como eixo da campanha, foram discutidas e aprovadas as seguintes bandeiras:

  • Valorização do Piso - Aumento Real - PLR;
  • Fim do Assédio Moral;
  • Mais bancários, menos filas;
  • Mais segurança para bancários e clientes;
  • Saúde do Bancários; e,
  • Fim da terceirização.

Foram aprovadas ainda as seguintes moções:

  1. Contra o PL 4330-A/2004, que institui a terceirização, precariza o trabalho e atenta contra os direitos dos trabalhadores, especialmente bancários e securitários;
  2. Pela valorização da Fiscalização do Trabalho, com a realização de novos concursos públicos, a fim de serem contratados novos Auditores Fiscais do Trabalho, para cumprimento das leis trabalhistas de combate à exploração da classe trabalhadora; e,
  3. Pela elaboração de Proposta de Emenda à Constituição da República, a fim de que a competência para julgar ações de acidente do trabalho, da Justiça Estadual para a Justiça do Trabalho.

Fonte: Agência ANABB, com informações da Contec