× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Concurso Cultural ANABB – Literatura e Fotografia: veja as obras contempladas

Concurso homenageou o Dia Internacional da Mulher


Em 08.03.2013 às 00:00 Compartilhe:


Nesta sexta-feira, 8 de março, aconteceu a premiação das vencedoras do Concurso Cultural ANABB – Literatura e Fotografia. O evento foi realizado na AABB de Brasília e contou com a presença das finalistas do concurso, associadas e funcionárias do Banco do Brasil. O concurso foi idealizado para homenagear o Dia Internacional da Mulher.

A vencedora na categoria Poesia foi a associada Liane Orzechowsky dos Santos do Rio de Janeiro. A escritora estreou na literatura aos 24 anos e lançou seu primeiro livro em 1977. A obra teve prefácio do escritor Mário Quintana. “Sou formada em jornalismo e sempre fui ligada a literatura”. Para ela, a iniciativa do concurso da ANABB foi bastante inteligente. “O concurso trouxe à tona valores que de outra forma não apareceriam. Sugiro que aconteça todos os anos. Foi uma forma delicada e sensível de homenagear as mulheres”.

A associada Maria Luiza Ferreira de Rezende, de Itajubá (MG), foi a ganhadora na categoria Crônica. Desde que se aposentou do Banco do Brasil, ela descobriu que poderia escrever e gostou do convívio com a arte. “Sempre gostei da literatura, mas enquanto trabalhava, tinha pouco tempo para escrever. Terminei meu curso de letras e passei a ter uma romance com a literatura”, brinca a associada mineira. Maria Luiza possui dois livros publicados e seu trabalho já foi premiado em outros concursos. “A gente tem que escrever pelo prazer. Por isso, ninguém melhor que eu para apreciar a iniciativa do concurso da ANABB”.

Na categoria Fotografia, segmento Realidade Social, a foto escolhida pelos jurados foi a da associada Jadna Ester Tommasi Marcon. A imagem foi feita em 2008, durante uma viagem da associada à Moçambique. “Minha família sempre gostou de fotografia. Meu avô foi um dos primeiros fotógrafos da minha cidade e começou a fotografar na década de 40. Atualmente já fiz cursos e consigo já ter um olhar diferente da realidade. Tenho carinho pelas minhas fotos e meu acervo já soma mais de 700 imagens. Sair de casa sem uma câmera hoje em dia para mim não é a mesma coisa”, ressalta a associada de Jacinto Machado (SC).

No segmento Paisagens, a premiada foi a foto de Cecília Parreira Alvarenga, de Belo Horizonte. A associada tirou a foto em 2004, durante viagem a Argentina. A mineira que sempre gostou de fotografia hoje estuda a arte. “Eu adoro fotografar e hoje quero me aperfeiçoar”, conta.

Clique aqui e conheça as obras vencedoras.

Veja as ganhadoras do concurso por ordem de classificação em cada categoria:

SEGMENTO 1 - Poesia:

  • 1º lugar: LIANE ORZECHOWSKY DOS SANTOS
  • 2º lugar: ELCI FERREIRA DE SOUSA (não compareceu por motivos de força maior)
  • 3º lugar: REGINA COELI REBELO ROCHA (não compareceu por motivos de força maior)

 

SEGMENTO 2 - Crônica:

  • 1º lugar: MARIA LUIZA FERREIRA DE REZENDE
  • 2º lugar: DENISE MARIA CARIELLO BAPTISTA
  • 3º lugar: MARIA DO SOCORRO DA SILVA MOREIRA

 

SEGMENTO 3 – Realidade Social:

  • 1º lugar: JADNA ESTER TOMMASI MARCON
  • 2º lugar: MARIA DE LOURDES PERES SILVA DE CARVALHO
  • 3º lugar: GIOVANA PAOLA DE OLIVEIRA (representada por Rosângela Sanches)

 

SEGMENTO 4 - Paisagens:

  • 1º lugar: CECILIA PARREIRA ALVARENGA
  • 2º lugar: MARIA DE LOURDES PERES SILVA DE CARVALHO
  • 3º lugar: REGINA PEREIRA JOAQUIM DIAS

    Dirigentes da ANABB e do ANABBPrev entregaram prêmios às ganhadoras.

 














Fonte: Agência ANABB