× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Leia o artigo do presidente do Conselho Deliberativo da ANABB

Presidente do Conselho Deliberativo analisa o primeiro ano da gestão 2012/2016


Em 14.01.2013 às 00:00 Compartilhe:


ANABB: Um ano de nova e profícua gestão

Há exatamente um ano (13 de janeiro de 2012), pude participar efetivamente, mais uma vez, de um marco histórico de nossa Associação.

Tive o privilégio de presidir a reunião do Conselho Deliberativo que empossou o novo Conselho Fiscal e os novos Dirigentes executivos da ANABB.

O Conselho Fiscal fora eleito pelo voto direto dos associados, no processo que tomou todo o segundo semestre de 2011 e que renovou quatro de seus seis membros.

Os novos executivos haviam sido eleitos pelo próprio Conselho Deliberativo, dentre seus membros, em reunião de 12 de dezembro de 2011, que também presidi.

Marco importante na eleição para a Diretoria Executiva é que três de seus membros (inclusive o Presidente Sergio Riede) foram escolhidos por unanimidade pelos Conselheiros. Apenas dois dos Vice-Presidentes ficaram a apenas um voto para alcançarem a unanimidade, em face de abstenções.

Esse resultado permitia-nos antever “uma gestão compartilhada, uma gestão em que realmente a gente construa o melhor para o associado da ANABB”, conforme exortou o Presidente Riede em seu pronunciamento de posse.

Permitia-nos supor, também, que não teríamos “dirigentes pré e pós-2011, mas sim uma mostra de união de ideias e de forças, para colocar o melhor de nossa capacidade e de nosso trabalho a serviço dos associados, únicos donos reais da ANABB”, conforme registrei em minha primeira mensagem como Presidente do Conselho Deliberativo, divulgada no Jornal Ação 213, em janeiro de 2012.

Não foi o que se deu. Vivenciamos, pouquíssimo tempo depois, dificuldades imensas de gestão, com renúncias de executivos e dissensões as mais diversas nas decisões do Conselho Deliberativo. Sem adentrar o mérito e as motivações de cada Conselheiro, foram situações que dificultaram em muito o nosso trabalho.

Mesmo assim, hoje, quando celebramos o primeiro ano de mandato, podemos dizer que tivemos até aqui uma profícua gestão.

Felizmente o Conselho Fiscal vem cumprindo, com profissionalismo e zelo, o seu papel institucional.

A Diretoria Executiva adotou e implementou importantes decisões, dentre as quais saliento a criação da página ‘TRANSPARÊNCIA”, que me permiti dispensar, nesta mensagem, o detalhamento desses trabalhos.

O Conselho Deliberativo vem igualmente se aprimorando a cada dia em suas atividades, havendo hoje mais consenso do que dissenso.

Por tudo isso, orgulho-me de cumprimentar a todos, Executivos, Conselheiros Fiscais e Conselheiros Deliberativos pelos resultados até aqui alcançados e exortar a todos a continuarmos na trilha do bem comum em prol dos associados da ANABB.

João Botelho
Presidente do Conselho Deliberativo

Fonte: Agência ANABB