× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Comprovante para IR tem novidades

Para receber os comprovantes impressos é preciso fazer a opção no site da Previ até o dia 31 de janeiro


Em 11.01.2013 às 00:00 Compartilhe:


Com a proposta de reduzir gastos com impressão, postagem e impactos ambientais, e aumentar a segurança da informação, a Previ oferece, desde 2009, aos participantes a opção de não receber pelo correio os demonstrativos para IR. Desde então, a adesão foi expressiva e no último ano 40.934 comprovantes deixaram de ser impressos.

Este ano, a Previ promoveu a inibição automática da impressão dos comprovantes para fins de Imposto de Renda para os participantes em atividade do Plano 1 e  do Previ  Futuro. Ou seja, só serão enviados pelo correio comprovantes para  os participantes da ativa que manifestarem expressamente o interesse em receber o documento impresso. No caso de quem já fez a opção pelo recebimento, a opção será respeitada e a impressão não será inibida.

A inibição do envio dos comprovantes impressos está alinhada ao programa Previ Consciente, que integra a política de responsabilidade socioambiental da Entidade e prevê, entre outras medidas, a redução no uso de materiais e recursos como papel e energia, utilizados durante o processo de impressão.

Veja como optar para continuar recebendo
Se deseja continuar recebendo o seu comprovante e informes de rendimentos para declaração de Imposto de Renda, bem como os extratos de financiamento imobiliário, empréstimo simples, Capec e de contribuições, você tem até 31/1 para fazer a opção.

Basta acessar o Autoatendimento do site da Previ, seção Seu Cadastro e marcar a opção na coluna “Escolha como receber informações", referente ao Demonstrativo para IR.

Aposentados e pensionistas continuam recebendo
Para aposentados e pensionistas, os comprovantes continuarão a ser enviados normalmente, a não ser para os que optarem pela inibição, por meio da tela disponível no Autoatendimento.

Comprovante digital é mais vantajoso
Para garantir mais praticidade, a Previ aperfeiçoou a consulta do documento no seu site e, agora, além da opção de imprimir, o participante poderá salvar a versão PDF no seu computador. Além desta facilidade, os comprovantes eletrônicos oferecem vantagens como maior segurança de dados – já que o ambiente exige matrícula e senha do participante –, eliminação do risco de extravio de correspondência e agilidade e acesso, além da colaboração com a política de responsabilidade socioambiental da Previ.


 

Fonte: Previ