× Modal
< Voltar


Previ

Mudança no mês de reajuste depende de aprovação

Mudança no mês de reajuste da Previ depende de aprovação do governo


Em 26.12.2012 às 00:00 Compartilhe:


A alteração do mês de reajuste dos benefícios de aposentadoria e pensão do Plano 1 da Previ foi aprovada no dia 14 de novembro. Em reunião, o Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil decidiu que os benefícios passariam a ser reajustados em janeiro e não mais no mês de junho. Essa decisão gerou muitas dúvidas entre os associados, que enviaram questionamentos à ANABB.

De acordo com o diretor de Seguridade da Previ, Marcel Juviniano Barros, dificilmente o pagamento de janeiro terá alguma alteração, pois a decisão do Conselho Deliberativo ainda depende de tramitação pelos órgãos de Estado, ou seja, pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; pelo Ministério da Fazenda e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
 

Geralmente, essa tramitação demanda um tempo maior. “Essa decisão foi encaminhada ao Banco do Brasil, que dará prosseguimento ao processo de aprovação. Quando isso ocorrer, será considerada a variação do INPC entre junho e dezembro de 2012”, explica Barros. Com relação a implicação da incorporação da gratificação semestral a partir de fevereiro/2013, Barros explicou que não há nenhuma consequência nos salários dos trabalhadores ou nos benefícios ou pensões. “Trata-se apenas de ajuste do Banco do Brasil na sua folha de pagamento”, explicou.

Fonte: Agência ANABB