× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Comitê de Cidadania realiza formatura de mais de 70 alunos

Os cursos oferecidos pelo Comitê de Sapucaia do Sul são apoiados pelo Programa ANABB Cidadania


Em 17.12.2012 às 00:00 Compartilhe:

 

No dia 14 de dezembro, foi realizada a cerimônia de formatura de 74 alunos do Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul (RS). Os formandos receberam os certificados depois de concluírem os cursos de Caldeiraria/Serralheria, Padaria/Confeitaria e Informática.

Para o presidente da ANABB, Sergio Riede, que esteve presente na formatura, “é gratificante ver estampada no rosto dos formandos a emoção de ter um sonho realizado: conquistar a certificação para exercer uma profissão. Isso é emancipação na prática!” O vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, o diretor regional de Porto Alegre, Celson Matte, e o delegado da CoopANABB, Osvaldo Petersen, também participaram da comemoração.

O Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul vai completar 20 anos de fundação em 2013, com a realização de um trabalho exemplar na recuperação da dignidade de pessoas das comunidades carentes daquela cidade. A instituição é coordenada pela funcionária aposentada do Banco do Brasil Nára Clebia Recktenwald e acompanhada de diversos outros colaboradores, entre os quais destacam-se Valério Gobatto e Regina Recktenwald.

Para a coordenadora do Comitê, o trabalho realizado por eles tem sido reconhecido inclusive no exterior. Anualmente, são repassados da Alemanha cerca de 12.000 Euros que ajudam no pagamento das despesas com instrutores dos cursos.

Para Douglas Scortegagna, vice-presidente de Comunicação da ANABB e coordenador do Programa ANABB Cidadania, “é incrível a dedicação e o resultado apresentado por aquele grupo de abnegados voluntários que não medem esforços para alcançar cada vez mais um número maior de pessoas beneficiadas, diversificando cursos e envolvendo novos parceiros”.

Os cursos oferecidos pelo Comitê de Sapucaia do Sul são apoiados pelo Programa ANABB Cidadania e visam resgatar a cidadania de jovens de baixa renda e em situação de risco, por meio da capacitação e inserção no mercado de trabalho. O curso de Padaria e Confeitaria é um dos principais projetos apoiados e tem ajudado centenas de jovens a se capacitar profissionalmente. Desde 1996, o Comitê vem formando uma média de 150 alunos por ano.

O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense daquela cidade e também contou com a presença de diversas autoridades municipais e outros parceiros do Comitê.

Para conhecer mais sobre o belo trabalho desenvolvido pelo Comitê, acesse http://www.comitecidadania.com.





 

Fonte: Agência ANABB