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ANABB

Conselho Deliberativo da ANABB toma importantes decisões

As propostas de orçamento para 2013 e do Planejamento Estratégico foram aprovadas


Em 29.11.2012 às 00:00 Compartilhe:

 

Em mais uma rodada de reuniões do Conselho Deliberativo da ANABB, realizada em 26 de novembro, o órgão colegiado tomou importantes decisões para a Entidade.

 

Na reunião ordinária, os conselheiros aprovaram a proposta orçamentária da Associação para o exercício 2013 e a proposta do Planejamento Estratégico da Entidade para o exercício 2013/2015, encaminhadas pela Diretoria Executiva. O plano de trabalho reúne as principais iniciativas da ANABB para o triênio e prevê mais de 80 ações que beneficiam diretamente os associados.

O órgão também se reuniu em caráter extraordinário, ocasião em que foram tomadas as seguintes decisões:

- aprovação da proposta da Diretoria Executiva de mudança na sistemática de reajuste de mensalidade dos associados da ANABB: até o momento, as mensalidades dos associados eram reajustadas no mês de setembro de cada ano. Nos últimos anos, os aumentos foram superiores ao INPC do período e maiores que o reajuste concedido aos funcionários da ativa do Banco do Brasil. A Diretoria Executiva propôs que o reajuste seja feito levando-se em consideração o INPC acumulado dos últimos 12 meses e sempre no mês de janeiro de cada ano. O último reajuste aplicado pela ANABB foi em setembro de 2011. Ao implantar a nova sistemática, a Diretoria propôs que fosse considerada apenas a variação do INPC dos últimos 12 meses, desconsiderando, em favor dos associados, a variação do INPC de setembro a dezembro de 2011. Dessa forma, fica garantido um tratamento mais justo para os funcionários da ativa (que sempre têm tido reajustes acima do INPC) e para os aposentados, que têm como índice de reajuste dos seus benefícios pela Previ exatamente o INPC. A variação acumulada do INPC de janeiro a dezembro de 2012 está prevista para ficar em torno de 5%. Paralelamente, a Diretoria Executiva garantiu, com a seguradora que atende a ANABB, a elevação do valor do seguro decesso pago aos familiares do associado que vier a falecer: passou de R$ 3.000,00 para R$ 3.500,00, tendo aumento de 16,66% a partir de janeiro de 2013;

- definição de critérios para preenchimento de cargos vagos de diretores regionais: para preencher o cargo vago, será convocado o primeiro suplente eleito no mesmo pleito, para a mesma Regional; caso o primeiro suplente não aceite ou não possa ocupar o cargo, será convocado o segundo suplente e assim sucessivamente até o preenchimento da vaga; serão considerados suplentes os candidatos votados no mesmo pleito do titular, a partir do segundo colocado em função do número decrescente de votos conquistados; caso não haja suplentes na regional com cargo vago, será realizada nova eleição e posse, desde que o processo ocorra antes do primeiro dia do ano anterior ao ano de posse dos eleitos no futuro pleito regulamentar; caso não haja interessados em participar desta nova eleição, a Diretoria Executiva poderá propor ao Conselho Deliberativo a nomeação de associado da Regional para preencher a vaga.

- aprovação do relatório da Comissão Processante que apurou a legalidade do mandato da conselheira Ilma Peres Causanilhas Rodrigues, contestado por um grupo de 10 conselheiros. Os requerentes alegaram que a conselheira Ilma não preenchia as condições para ser sócia efetiva da ANABB no momento da candidatura ao Conselho Deliberativo e que por isso não poderia exercer o atual mandato. A Comissão Processante concluiu que a conselheira Ilma possuía, sim, todos os requisitos para se candidatar e exercer o mandato de conselheira Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Fonte: Agência ANABB