O projeto oferece cursos de Telemarketing, Negociação, Administração e Turismo
No último domingo (11/11), a ANABB representada pelo vice-presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna, esteve presente na formatura dos alunos da Associação Humana Mente Para Capacitação e Inclusão de Jovens para o Mercado de Trabalho - Instituto Aprender para Viver (IAV), no Rio de Janeiro. O programa ANABB CIDADANIA é um dos apoiadores dos projetos do IAV, na categoria Liberdade Responsável, juntamente com o Instituto Cooperforte e a Fundação Banco do Brasil.
O projeto do IAV visa qualificar gratuitamente jovens de 16 a 24 anos de idade em telemarketing, negociação, administração e turismo com vistas à melhoria da qualidade de vida por meio da inserção no mercado de trabalho. Os cursos desenvolvidos com os jovens são voltados para o trabalho em bancos, empresas comerciais, de consultoria e recuperação de créditos, além de hotéis, agências de viagens etc.
As aulas têm duração de três meses e, posteriormente, dependendo do aproveitamento dos alunos no curso, eles são encaminhados para empregos formais ou estágio em empresas parceiras. Já foram formados pelo Instituto 87 jovens. Até o final deste ano mais 46 alunos serão certificados. De acordo com a Entidade, 47 jovens que participaram dos cursos já conseguiram empregos nas áreas de formação.
Para o Vice-Presidente de Comunicação da ANABB, “apoiar projetos como esse é um ato de grandeza da entidade pois oferece a oportunidade que muitos não teriam recebido se não fosse a iniciativa de voluntários do BB, como no caso a colega aposentada do BB, Lucineide, presidente do instituto, que proporcionou os cursos. Isso é um ato de cidadania que dignifica quem dá e quem recebe”, ressalta Douglas.
O apoio da Associação ao Instituto foi possível graças às doações do parceiro e associado Oswaldo Guilherme Roberto Gebler, que destinou recursos para serem investidos em projetos que ofereçam cursos de ensino profissionalizante para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.