× Modal
< Voltar


ANABB

Previ responde sobre proposta de alteração no Empréstimo Simples

O Grupo de Assessoramento Temático da ANABB propôs mudanças para a concessão do Empréstimo Simples


Em 14.11.2012 às 00:00 Compartilhe:

 

O Grupo de Assessoramento Temático (GAT) da ANABB sobre Previdência e Aposentadoria (Previ Plano 1) propôs mudanças no prazo e no limite estabelecido pela Previ para a concessão do Empréstimo Simples.

No texto, eles expuseram os motivos que embasaram a proposta: “EMPRÉSTIMO SIMPLES - Consideramos que as operações de Empréstimo Simples hoje em dia são as mais rentáveis para a PREVI e também por se tratar de um investimento de risco zero, sugerimos que a ANABB proponha à Previ a extinção do teto, hoje em R$ 110.000,00, de sorte que o valor do Empréstimo Simples que cada um possa contrair seja na exata medida de sua capacidade de pagamento (margem consignável). Sugerimos que se proponha a extensão do número de parcelas a 180 e a segmentação em três ou mais faixas de cobrança de taxa para a composição do Fundo de Quitação Por Morte. Ademais, o limite legal (15%) permitido para as operações com participantes está longe de ser alcançado. Por isso, não há impedimentos legais para que essa revisão seja feita."

A ANABB encaminhou a proposta do GAT à Previ, que respondeu, por intermédio do diretor de Seguridade, Marcel. Barros, com as considerações que norteiam a concessão do empréstimo, para justificar o porquê que a proposta do GAT não poderia ser acatada. Mesmo assim, o dirigente da Previ afirmou que “as propostas recebidas dos Associados e Entidades de Representação são bem vindas e sempre avaliadas com especial atenção por esta Diretoria no sentido de melhor atender a todos”.

 

Clique aqui para ler à integra da proposta feita pela ANABB, e aqui para ver a resposta da Previ.

Fonte: Agência ANABB