× Modal
< Voltar


Cassi

Conselhos de Usuários da Cassi se reúnem em Brasília

A cada dois anos os conselheiros se reúnem para trocar experiências e propor sugestões para a Diretoria Executiva da Caixa


Em 24.10.2012 às 00:00 Compartilhe:

 

Cerca de 30 conselheiros, eleitos em conferências de saúde estaduais para representar os participantes da Cassi, estão reunidos até amanhã (25/10), em Brasília. Trata-se do VI Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários, que tem como tema: “Preservar a Cassi é garantir a sua saúde”.

A cada dois anos os conselheiros se reúnem para trocar experiências e propor sugestões para a Diretoria Executiva da Caixa. Segundo David Salviano, presidente da Cassi, o Conselho de Usuários é uma forma de controle social. “Do ponto de vista da saúde, é muito importante estar próximo daquele a quem dedicamos as nossas ações e  escutar deles os anseios, as queixas e sugestões para, a partir daí,  levarmos as discussões para os órgãos estratégicos e transformar em linhas de atuação”, explica o presidente. “È uma oportunidade de crescimento para a Cassi e um momento rico em que todos podem se expressar e compartilhar”, conclui.

 

O evento iniciou com a abertura que contou com a participação da Diretoria Executiva da Cassi e membros do Conselho Deliberativo e Fiscal da Caixa. Em seguida, a Gerência de Saúde deu as boas vindas aos participantes do evento, ressaltando a importância de se compartilhar as boas ações locais para que elas cheguem a um nível nacional.

Após a abertura, os conselheiros se apresentaram e falaram das suas expectativas, como a discussão da saúde financeira e a sustentabilidade da Cassi, a preocupação com o envelhecimento da população brasileira e a socialização das informações dentro da entidade. Para o Diretor Regional da ANABB no Mato Grosso do Sul e um dos Conselheiros de Usuários da Cassi, Valdineir Ciro, esses encontros são válidos e importantes porque promovem a integração entre os Conselhos e possibilitam a troca de experiências. “Cada estado tem situações e problemas particulares. No entanto, existem pontos em comum ou mesmo uma questão que no meu estado está difícil, mas que na cidade de um colega já existe uma alternativa que pode ser plenamente aplicável”, lembra Valdineir Ciro. “Além disso, no encontro você tem a possibilidade de expor seu ponto de vista que, na verdade, é a opinião dos colegas do seu estado e que te escolheram para estar ali”, conclui.

Os Conselhos de Usuários são compostos por representantes eleitos ou indicados dos associados, das entidades, da Cassi e do plano Cassi Família. Atualmente, quase todos os estados têm representantes, menos o Acre, Roraima e Rondônia. Integram os Conselhos de Usuários: CIPA, Super, Equipes de Auto Desenvolvimento (EAD´s), Órgãos Regionais, AABB, AAFBB, Apabb, Afabb, Sindicatos, Federações, ANABB, Cooperativas, entre outras entidades.

 

Fonte: Agência ANABB