× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Projeto Sonho de Liberdade: detentas recebem cursos de capacitação

Os comitês podem encaminhar projetos para a ANABB analisar


Em 15.10.2012 às 00:00 Compartilhe:

 

Apoiado pelo projeto Liberdade Responsável, que integra o programa ANABB CIDADANIA, o projeto oferece cursos de capacitação profissional que contribuem para a reinserção social de detentos do Rio Grande do Sul

 

De dentro de uma cadeia, a vida pode parecer sem esperanças. E, mesmo quando ganham a liberdade, muitos ex-detentos continuam carregando o sentimento de que as portas estão fechadas. Faltam oportunidades de trabalho, confiança da sociedade e autoestima dos próprios presos. No entanto, o projeto Sonho de Liberdade, um dos contemplados com recursos do Liberdade Responsável da ANABB, comprova que é possível oferecer um futuro melhor para as pessoas que estão prestes a sair da prisão.  De acordo com o regulamento, recentemente aprovado, os comitês que atuam com projetos na categoria Liberdade Responsável podem encaminhá-los para a ANABB para serem analisados. Tendo em vista a ausência de recursos, os projetos das categorias Especial e Livre, momentaneamente, não estão sendo atendidos, até que novas doações possibilitem seu atendimento.

Criado pela Fundação Maçônica Educacional de Porto Alegre (RS), o projeto visa reintegrar homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado e que estão em processo de desligamento do sistema prisional ao núcleo familiar e ao meio social, apoiando o indivíduo e intervindo em sua reabilitação. O projeto, cuja atuação está restrita ao estado gaúcho, nasceu da análise de que o sistema penitenciário atual não consegue contemplar ações para ajudar na reinserção social do egresso, fase esta fundamental para o processo de socialização.

O projeto oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de pintura predial e confecção em malha, entre outros. Cada um dos cursos tem carga horária de 240 horas com duração de oito semanas, incluindo aulas práticas e teóricas. Ao fim, os detentos recebem um certificado, saem capacitados para o mercado de trabalho e podem trabalhar em empresas, cooperativas ou desenvolver atividades autônomas.

A primeira fase de desenvolvimento do projeto começou em março de 2012 com mulheres detentas dos Presídios Femininos Madre Pelletier e de Guaíba, ambos no Rio Grande do Sul. A cerimônia de formatura de apenadas do curso de pintura predial aconteceu no dia 6 de julho e contou com a participação de representantes do governo do Estado, da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), dos diretores dos respectivos presídios e da sociedade civil. O projeto teve o acompanhamento do Diretor Regional da ANABB no Rio Grande do Sul, Celson Matte.

O Vice-Presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, participou do evento e mostrou satisfação com os resultados alcançados. “Projetos dessa natureza elevam a autoestima dos que cumprem pena por erros que cometeram e lhes oferecem nova expectativa de vida quando de seu retorno ao convívio da sociedade, reduzindo, em muito, a possibilidade de voltarem a cometer os erros que os levaram a ferir a lei”, ressalta.

Para o presidente da Fundação Maçônica Educacional, José Nivaldo Brum, o projeto Sonho de Liberdade impulsiona a mudança de comportamento pessoal e profissional, oferecendo condições reais de trabalho e de dignidade fora da prisão. “O projeto desenvolve a cidadania e a dignidade das mulheres que, por uma razão qualquer, tiverem problemas e pagaram a dívida com a sociedade. Nosso objetivo é oferecer educação e profissionalização e devolver a cidadania plena, em que o princípio é jamais voltar a cometer o erro”, destaca.

Nessa primeira fase, 26 mulheres foram beneficiadas. A adesão poderia ser maior; no entanto, muitas alunas abandonam os cursos por diversos motivos, entre eles, doença e transferência para outros presídios por solicitação dos advogados. Ainda faltam três etapas para a conclusão do projeto, que incluem a atuação em outros presídios femininos e o atendimento à população carcerária masculina do Rio Grande do Sul. Também faz parte a criação de um documentário sobre a trajetória de capacitação dos egressos na busca pela reinserção social.

O apoio da ANABB ao projeto Sonho de Liberdade foi possível graças às doações do parceiro e associado Oswaldo Guilherme Roberto Gebler, que destinou recursos para serem investidos em projetos que ofereçam cursos de ensino profissionalizante. Assim, em 2008, foi lançado o projeto Liberdade Responsável, no âmbito do programa ANABB CIDADANIA, com o objetivo de contemplar ações sociais com foco na recuperação de jovens e adultos que estão cumprindo medidas socioeducativas em espaços alternativos, bem como daqueles que estão na rede na rede convencional – penitenciárias, presídios etc.

 

Fonte: Agência ANABB