× Modal
< Voltar


ANABB

Seminários ANABB: 1º Painel – A Previdência Complementar no Sistema Previdenciário Brasileiro

Seminários ANABB: 1º Painel – A previdência Complementar no Sistema Previdenciário Brasileiro


Em 04.09.2012 às 00:00 Compartilhe:

 

Começaram nesta terça-feira, 4 de setembro, os Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções em Brasília (DF). Mais de 250 pessoas participaram do primeiro dia do evento entre funcionários da ativa e aposentados, representantes do governo e de entidades representativas e participantes de outros fundos de pensão como Petros e Funcef. O evento vai até esta quarta-feira, 5 de setembro. Clique aqui e veja a programação.

 

O seminário foi aberto pelo presidente da ANABB, Sergio Riede, que falou sobre o desafio que a ANABB tem em trazer assuntos de interesse do funcionalismo para grandes debates, abrindo espaço para as discussões com agentes públicos e as entidades representativas, com o foco no entendimento sobre a previdência complementar.

O primeiro painel trouxe um panorama sobre a “A previdência complementar no sistema previdenciário brasileiro”. O tema foi apresentado pelo o secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz de Faria Júnior. Os debatedores foram o diretor-executivo da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Dílson Joaquim de Morais, e a presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Claúdia Muinhos Ricaldoni. O painel foi mediado pelo presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, João Botelho.

Jaime Mariz apresentou um breve histórico do sistema previdenciário, informando estatísticas brasileiras. Também mostrou algumas características dos regimes previdenciários (geral, próprio e complementar) e comentou sobre a retirada de patrocínio. “O objetivo da CNPC é equilibrar dois vetores: possibilitar que a cobertura previdenciária cresça e não tirar a tranquilidade dos participantes dos fundos de pensão. A Previ é um exemplo a ser seguido pelo Governo, por isso, a possibilidade de retirada de patrocínio é algo inimaginável”.

Veja a apresentação do palestrante Jaime Mariz, secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência

Veja a apresentação do palestrante Dílson Joaquim de Morais, diretor-executivo da Abrapp

Fonte: Agência ANABB