× Modal
< Voltar


ANABB

Acompanhe os Seminários ANABB - Previdência Complementar

Em breve divulgaremos mais informações sobre o painel


Em 04.09.2012 às 00:00 Compartilhe:


Começaram na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, os Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções em Brasília (DF). Mais de 250 pessoas participam do evento entre funcionários da ativa e aposentados, representantes do governo e de entidades representativas e participantes de outros fundos de pensão como Petros e Funcef. Na mesa de abertura estavam presentes (da esquerda para a direita): Claúdia Ricaldoni (presidente da Anapar); João Botelho (presidente do Conselho Deliberativo da ANABB); Sergio Riede (presidente da ANABB); Jaime Mariz (secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência) e Dílson Joaquim de Morais (diretor Executivo da Abrapp).

 

1º Painel - A previdência complementar no sistema previdenciário brasileiro.

 

Terminou às 11h30 o primeiro painel intitulado “A previdência complementar no sistema previdenciário brasileiro” dos Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções, realizado no Hotel Naoum, em Brasília.

O palestrante desse painel foi o secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz de Faria Júnior. Os debatedores foram o diretor-executivo da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Dílson Joaquim de Morais, e a presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Claúdia Muinhos Ricaldoni. O mediador foi o presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, João Botelho.

Jaime Mariz apresentou um breve panorama do sistema previdenciário, informando estatísticas brasileiras. Também mostrou algumas características dos regimes previdenciários (geral, próprio e complementar) e comentou sobre a retirada de patrocínio. “O objetivo da CNPC é equilibrar dois vetores: possibilitar que a cobertura previdenciária cresça e não tirar a tranqüilidade dos participantes dos fundos de pensão. A Previ é um exemplo a ser seguido pelo Governo, por isso, a possibilidade de retirada de patrocínio é algo inimaginável”.

Veja a apresentação do palestrante Jaime Mariz, secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência


 

2º Painel - Previc e os Direitos dos Participantes

 

 

Terminou às 13h40 o segundo painel intitulado “Previc e os Direitos dos Participantes”. O palestrante desse painel foi o diretor de Análise Técnica da Previc, José Roberto Ferreira. Os debatedores foram Antônio Braulio (diretor de Planejamento e Controladoria da Funcef) e Maurício França Rubem (diretor de Seguridade da Petros). O mediador foi o vice-presidente Administrativo Financeiro da ANABB, Reinaldo Fujimoto.

 

Assim como no primeiro painel, ao final da exposição dos convidados, os mesmos responderam as perguntas dos participantes do evento.

Veja a apresentação do palestrante José Ferreira, diretor de Análise Técnica da Previc


 

3º Painel - Resolução CGPC 26 e o Instituto da Reversão de Valores

 

Começou às 15h e terminou às 16h40, o 3º Painel do seminário intitulado "Resolução CGPC 26 e o Instituto da Reversão de Valores". O palestrante desse painel foi o Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Ricardo Pena. Os debatedores foram o Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e o advogado, Dr. Wagner Gusmão dos Reis Junior do escritório Fernando Fernandes Advogados.  O mediador foi o vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna.

Em seu pronunciamento, Ricardo Pena, destacou que a Resolução CGPC surgiu para regular o setor de previdência complementar. "A norma buscou readequar os fundos de pensão e oferecer proteção aos participantes. Das 11 ações judiciais impetradas contra a resolução, todas fracassaram", destacou Pena.

Veja a apresentação do palestrante Ricardo Pena, Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda


 

4º Painel - A Regulamentação da Retirada de Patrocínio

 

Começou às 17h, o 4º Painel do seminário intitulado “A Regulamentação da Retirada de Patrocínio”. O palestrante desse painel é o Coordenador Geral de Informações e Análise Conjuntural da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Carlos Marne Dias. Os debatedores são Ruy Brito (Representante da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do BB) e Deisy Rego (ex-diretora da Previ-Banerj).  O mediador é o vice-presidente de Relações Institucionais da ANABB, Fernando Amaral.

Veja a apresentação do palestrante Carlos Marne, Coordenador Geral de Informações e Análise Conjuntural da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência


Fonte: Agência ANABB