× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Cartilha da ANABB orienta como prevenir contra a dengue

O combate a dengue depende de todos. Pequenos gestos podem ajudar para que você não seja mais uma vítima


Em 04.05.2012 às 00:00 Compartilhe:


Todos os anos, governos federal e municipais promovem ações para a prevenção contra a dengue. Ainda assim, o número de pessoas que são contaminadas com a doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, é grande e preocupa as autoridades sanitárias.

No Brasil, cerca de 70% dos casos ocorrem de janeiro a maio, devido a maior ocorrência de chuvas e ao aumento da temperatura. Mas, em algumas regiões do país há condições climáticas favoráveis ao mosquito durante todo o ano.

Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, o número de casos de dengue nos quatro primeiros meses de 2012 representa 75% de todas as notificações registradas no ano passado. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a abril, foram registrados mais de 59 mil casos da doença.

O combate à doença depende do empenho de todos os setores da sociedade. Para contribuir com a prevenção, a ANABB disponibiliza uma cartilha, que traz informações para o combate ao mosquito transmissor, além de orientações e cuidados que devem ser tomados em caso de suspeita de dengue.

Pequenos gestos podem ajudar para que você não seja mais uma vítima. Uma sugestão é tirar 15 minutos por semana para verificar se não há focos do mosquito transmissor da dengue nas casas, quintais e terrenos baldios. Dengue mata! Você pode evitar. Faça sua parte!

Clique aqui e veja a cartilha preparada para ajudar você a combater o Aedes Aegypti.


 

Fonte: Agência ANABB