× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Dicas de saúde para uma viagem mais tranquila

O Centro Brasileiro de Medicina do Viajante recomenda consultas antes de qualquer viagem


Em 13.03.2012 às 00:00 Compartilhe:


Viagem escolhida, passagens compradas e malas feitas, tudo pronto para o embarque. O que o viajante não pode esquecer é de cuidar da sua saúde. De nada vai adiantar todos os outros preparativos se quem viaja não estiver bem. Por isso, algumas dicas são importantes.

Informe sempre ao seu agente de viagens se você tem alergia a alimentos, problemas cardíacos ou outras restrições de saúde. Assim, ele poderá se preparar para garantir assistência adequada em caso de emergência durante a viagem.

Na hora de escolher o hotel ou a pousada em áreas endêmicas para doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, procure sempre as instalações com janelas, portas teladas e cortinados. Também use repelentes à base de DEET (dietiltoluamida) nas áreas expostas da pele, seguindo sempre a orientação do fabricante, para se proteger da picada de insetos.

Sempre é bom lembrar de evitar exposição excessiva ao sol e de usar protetor solar, reaplicando também conforme orientação do fabricante. Utilize também óculos de sol, roupas leves, arejadas e chapéu de aba larga nos destinos mais quentes.

Uma dica que vale para todos os momentos, não apenas para as viagens, é sempre lavar as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar; antes de tocar os olhos, a boca e o nariz; após usar o banheiro e antes das refeições.

Apresentando qualquer alteração no seu estado de saúde, ainda dentro da aeronave, ônibus, embarcação ou outro meio de transporte, comunique o fato à equipe de bordo, que tomará as devidas providências, que incluem a notificação às autoridades sanitárias competentes.

O Centro Brasileiro de Medicina do Viajante recomenda que os viajantes sempre se consultem antes de viajar, independentemente do destino ou da duração da viagem. Isso porque, algumas doenças existem ou são mais comuns em certas partes do mundo, ou em certos períodos do ano, como malária, febre amarela e sarampo.

Lembre-se que em caso de febre ou qualquer outro sintoma busque assistência médica imediata e evite tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Doril). O médico é a pessoa mais indicada para examinar e indicar o melhor medicamento.

Confira mais dicas de saúde para viagem no Guia de Medicina do Viajante, elaborado pelo Centro Brasileiro de Medicina do Viajante.

Fonte: Agência ANABB